Que coisa, a gente normalmente condena os ditos "amigos de Jó". Só que Eliú parece ser mesmo um amigo franco e ele consegue fazer o diagnóstico dos sintomas de auto-suficiência e justiça própria na vida de Jó. Vejam a coragem em indagar Jó: Achas que é justo dizeres: Maior é a minha justiça do que a de Deus? (Jó 35.1-2)
Eliú tem coragem de confrontar o ego enorme de Jó. Ele faz mais ou menos assim: Jó, você pensa que sua justiça garante algo diante de Deus? Pode parar com essa empáfia de achar que você é o último bastião de Deus. Pode parar de achar que você merece algo de Deus! Desça para a terra e veja que você não passa de um mortal e que Deus está acima de todos nós. Eliú faz questão de mostrar que Deus faz o quer e não precisa perguntar nada para Jó e a ninguém!
Eliú não faz média e nem joga politicamente com Jó. Que Deus coloque em nosso caminho amigos francos e sinceros assim, que eles nos ajudem a perceber o quanto somos miseráveis e pecadores.
Que Deus nos mande pessoas que mostrem para nós que Cristo é o dono absoluto do nosso ser e que Ele faz o que deseja, tudo para sua própria glória! (Alcindo Almeida)
Nenhum comentário:
Postar um comentário