domingo, 22 de março de 2020

O nosso prazer maior



Henri Nouwen diz que ser convertido é ver que Deus nos conduz para fora da nossa compulsão. A liberdade em Deus é o oposto das obsessões compulsivas. É evidente que esse processo em nosso coração não é algo fácil, porque somos movidos por necessidades prementes. Somos movidos pelo nosso ego que quer dominar todas as situações da vida.
Queremos a solução dos problemas de maneira instantânea e por isso, algumas vezes, usamos Deus como uma âncora e não como o Senhor absoluto de tudo na vida. O resultado para essa fobia humana é desgaste nas emoções, ansiedade e desconfiança no que Deus pode fazer.
Acredito que precisamos experimentar o que Davi expressa diante de Deus no Salmo 16:1, 2 e 11: Guarda-me, ó Deus, pois em ti me refugio. Eu disse ao Senhor: Tu és meu Senhor! Tudo que tenho de bom vem de ti. Tu me mostrarás o caminho da vida e me darás a alegria de tua presença e o prazer de viver contigo para sempre.
Quando olhamos nesse texto, percebemos que Davi declara a sua dependência total naquele que é absoluto, naquele que é o dono da criação, naquele que traz confiança, conforto, alegria e paz para os seus filhos. As inúmeras riquezas de Davi não são o seu bem, o seu poder como rei de Judá. A cidade de Hebrom não é o seu bem. As suas mulheres não são o seu bem. Mas, só Deus que é o seu Senhor, só Deus é o seu bem. Davi não tem outro bem além do Senhor. Queremos tranquilidade para a nossa vida?
Entreguemos a família, a nossa vida e tudo o que temos nas mãos do Senhor. Porque ele é o nosso Deus único, ele é o nosso prazer maior. Se o carro, a casa, a mulher, o marido e os filhos são o nosso prazer maior, então há algum problema na vida. Porque só há felicidade na nossa vida, quando temos o Senhor Deus como nossa única adoração, como nosso prazer maior.
Davi termina o Salmo dizendo: Tu me darás a alegria de tua presença e o prazer de viver contigo para sempre. A presença divina nos livra das compulsões da vida, nos livra de depender de nós mesmos, nos livra do ego, porque sabemos que ele está ao nosso lado e preenche o nosso ser com sua alegria e paz. Aprendamos a depender daquele que é a nossa alegria eterna e aquele que está presente para sempre em nosso coração! (Alcindo Almeida)

Nenhum comentário:

Postar um comentário