Hoje vivemos dias em que cada um anda por si mesmo. Temos um vazia enorme em termos de relacionamentos mais construtivos e afetivos. Percebemos que as pessoas lutam sozinhas e andam sem referenciais. No passado, nós crescíamos tendo como espelho, os mais experientes e vividos na jornada da vida. Muitos de nós crescemos querendo ser como os pais, porque eles eram nossos paradigmas, modelos e exemplos em vários aspectos da vida.
A geração de hoje, caminha sozinha e acha que pode crescer sem ajuda e sem direcionamento. Na vida espiritual, fica evidente e claro que precisamos de um acompanhamento espiritual, uma mentoria espiritual. A mentoria espiritual nos ajuda na conexão com Deus na oração e na vivência com as Escrituras Sagradas. Quando isso acontece, a vida começa a ser transformada, pois Deus trabalha de formas maravilhosas usando pessoas para nos ajudar no foco da espiritualidade.
Sendo assim, o propósito da mentoria é a nossa formação espiritual – a capacidade consciente e em permanente fortalecimento de viver uma vida espiritual a partir do coração e dos sentidos mais profundos da espiritualidade bíblica. Uma vida espiritual não pode crescer e amadurecer sem disciplina, sem prática e sem responsabilidade.
Nas Escrituras percebemos que a mentoria espiritual gera um crescimento profundo. Quando olhamos para o investimento de Paulo em Timóteo, percebemos que há um crescimento na vida desse jovem, fora do comum. Paulo pega esse jovem pastor e começa a dar dicas sobre a vida com Deus e o seu preparo como pastor da comunidade. Paulo faz o trabalho de mentoria dizendo para o jovem: Conserva a fé, e a boa consciência. Exercita-te a ti mesmo em piedade. Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir. Não despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza. Timóteo, persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá. Não desprezes o dom que há em ti. Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina.
Vejam como a necessidade de um mentor na nossa vida é algo relevante. Busquemos mentores espirituais, que são instrumentos de Deus para cuidarem do nosso coração e da nossa espiritualidade bíblica. (Alcindo Almeida)

Nenhum comentário:
Postar um comentário