Histórias vivas


O escritor Eugene Peterson diz que Gênesis é a palavra pré-natal de Deus, onde tudo é embrionário. A semente da palavra concebe um cosmos, um mundo e seres humanos, e uma vida de fé, em Abraão. Os começos todos estão aqui. Sabemos muito pouco em relação aos antidiluvianos e dos patriarcas, vastas extensões cronológicas e geográficas, mas poucos fatos, poucas histórias. Ficamos pensando no que acontecerá a partir de tudo isso. O esboço da criação e da aliança está definido. 

Terminei nessa semana de ler Gênesis pela 38ª vez. Gosto das histórias vivas de homens e mulheres que falham, que sofrem e que realmente são seres humanos. E o capítulo 50 termina dizendo assim: Depois, vieram também seus irmãos, prostraram-se diante dele e disseram: Eis-nos aqui por teus servos. Respondeu-lhes José: Não temais; acaso, estou eu em lugar de Deus? Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida. Não temais, pois; eu vos sustentarei a vós outros e a vossos filhos. Assim, os consolou e lhes falou ao coração.
Os irmãos de José não entenderam o tamanho da provisão divina em Gênesis, eles só estavam vivos ainda porque José andava com Deus e entendia bem a dinâmica da provisão divina. Eles não entenderam bem o encontro de Gênesis 45 quando José os abraçou e os beijou dando o perdão para cada um. E de novo, ele pedem com medo que José não os destrua depois da morte do seu pai Jacó. 
A resposta dele é: Não temais; acaso, estou eu em lugar de Deus? Deus já trabalhou tudo isso gente, não há o que se preocupar porque Ele que é soberano, transformou o mal em bem para preservação da vida. José mostrou para seus irmãos que a logica divina que prevalece. Ele dá o tom divino para todos os processos da vida humana. Aprendamos sobre isso na nossa caminhada com Deus. Os lados sombrios da vida também são parte da construção do nosso caráter. Deus está trabalhando em cada detalhe da nossa história, mesmo no meio das questões complicadas e difíceis que ela tem. José entende bem isso e transfere tudo para a direção de divina em sua vida e história. (Alcindo Almeida) 

Comentários

Postagens mais visitadas