Um cuidado divino

No Salmo 80 temos algumas ideias e verdades preciosas. O texto diz nos versículos 1 a 3: Ó pastor de Israel, dá ouvidos; tu, que guias a José como a um rebanho, que estás entronizado sobre os querubins resplandece. Perante Efraim, Benjamim e Manassés, desperta o teu poder, e vem salvar-nos. Reabilita-nos, ó Deus; faze resplandecer o teu rosto, para que sejamos salvos. 
Para ver o estado primeiro de graça e paz, o povo clama ao pastor que tinha para ele as seguintes qualidades: 

Cuidado divino: como afirmam outros Salmos, Deus é o cuidador do seu rebanho que é sua herança. O povo quer se apropriar desta verdade e, por isso, clama ao pastor.

Protetor especial: ele guardou Israel no deserto durante 40 anos. E agora o povo pede esta proteção para o coração diante da aflição.

Fonte de todo bem estar: aquele que supria todas as necessidades na vida do povo. Aquele que deu pão, aquele que deu água e toda provisão para o povo sobreviver na caminhada.

Fonte de alívio na aflição: Deus andou com o povo, Deus provou o povo e ele sempre acolheu o coração do povo mesmo sem merecer. Como precisamos desta figuração do pastor divino em nossa vida. Quantos problemas nos acometem e precisamos de um cuidado divino, de uma fonte de consolo e abrigo. Nos momentos de aflição necessitamos clamar ao Senhor para que nos coloque de novo no estado de tranquilidade e prazer na vida diante dele (Alcindo Almeida).

Comentários

Postagens mais visitadas