CONSELHOS PARA 2015 por Jean Francesco


Culturalmente agora é hora de fazer promessas e traçar nossas metas pessoais para o ano novo. Eu me lembro de algumas que eu mesmo já fiz em anos passados: 1. Vou emagrecer; 2. Vou fazer academia; 3. Vou estudar mais; 4. Vou ler mais a Bíblia; 5. Vou dinamizar minha vida de oração; 6. Vou ajuntar dinheiro; 7. Vou praticar um esporte, e etc, etc, etc. O problema é que geralmente desistimos no meio do caminho, perdemos o ânimo e ficamos sem esperanças para novas mudanças em nossa vida. Infelizmente fazemos planos e traçamos várias metas, mas após os 12 meses do ano, nada acaba se concretizando - somente as culpas. Por isso, quero aproveitar esse espaço para dar alguns conselhos a você de como fazer a transição para o próximo ano.
#1 ABUSE DA SIMPLICIDADE. O maior erro daqueles que buscam a “tal felicidade” é pensar que ela está em coisas extraordinárias como ir à melhor praia, usar as melhores roupas, pular de pára-quedas, viajar para o exterior, gastar muito dinheiro, fazer a melhor ceia, entre outras coisas. Na prática, o que dá mais alegria ao coração é conversar com os amigos na simplicidade da mesa, usar uma roupa leve, não se preocupar com o tempo e arrumações demais, brincar com as crianças, levar o violão e cantar algumas músicas, dormir bastante, tirar muitas fotos, passear e contemplar a criação de Deus.
#2 SEJA CRIATIVO EM SEU TEMPO LIVRE. Durante a correria da vida nós reclamamos que falta tempo. Diariamente eu ouço: “Não tenho tempo para ler”, “Não tenho tempo para me divertir”, “Não tenho tempo com minha família”, “Não tenho tempo para orar”, “Não tenho tempo para nada”. A boa notícia é que para a maioria de nós, agora há tempo disponível. Coloque o celular em “Modo Avião” e dê umas férias para o whats app, facebook e instagram. Curta e compartilhe com as pessoas reais. Aponte a sua mira numa atividade diferente e divirta-se!
#3 CULTIVE A GRATIDÃO. O grande pecado do ser humano é a ingratidão. Nós reclamamos demais e por coisas insignificantes. Entretanto, quando agradecemos e fazemos disso um hábito diário, a vida ganha uma cor bem mais alegre, leve e cristã. Agradeça sempre a comida, os amigos, o tempo, o calor, a chuva, os ambientes, aquele açaí sensacional, o dinheiro, e por favor, olhe para o céu e adore a Deus em todo o tempo, pois afinal, é nele que vivemos, nos movemos e existimos.
#4 DESCANSE COM LEVEZA. Tire o relógio do pulso, ponha sua “havaianas”, ande descalso, deite na rede, mergulhe no rio, na piscina, brinque na água, pegue crianças no colo, ria das brincadeiras, e na hora de dormir esqueça o trabalho, os ruídos e preocupações da cidade. Deus é soberano e toda a história está em suas mãos. Descansar com leveza é uma forma de deitar no colo do nosso Pai de amor.
#5 ORE DE OLHOS BEM ABERTOS. Leia o Salmo 19. Davi escreveu este poema-oração com os olhos fechados ou abertos? Os judeus tinham o costume de orar ajoelhados, mãos levantadas e olhos fixos nos ares. Experimente orar contemplando a glória de Deus em sua criação. Ore nos campos. Ore na praia. Ore no mar. Ore no alto, em baixo. Ore em movimento, caminhando. Ore parado olhando para o horizonte. Ore acompanhado, de sua esposa/marido, mãe, irmãos, amigos, filhos, namorado(a). Ore em silêncio, pois “os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras de suas mãos.” Orar é a coisa mais simples e extraordinária que podemos fazer, pois orar é só “falar”, mas também, é falar “com Deus.”

Comentários

Postagens mais visitadas