Cuidado com a culpa

A culpa é um dos sentimentos mais negativos que o ser humano pode ter e, ao mesmo tempo, uma das maneiras mais utilizadas para manipular os outros. Os psicólogos estabelecem que a culpa é a diferença entre o que fiz e o que deveria ter feito; entre o que quero e o que deveria fazer. A culpa é uma emoção que nos paralisa, que nos impede de continuar desenvolvendo todo o potencial que temos; a culpa é vingança, raiva e boicote contra si mesmo. Viver com culpa é viver condenado à prisão perpétua. É condenar- se a viver insatisfeito, sentindo-se vítima o tempo todo pela vida que nos tocou viver.
Fico imaginando a culpa de Caim depois de ter tirado a vida do próprio irmão por causa da inveja. O problema como diz Bernardo Stamateas no seu livro Gente tóxica: “Desde o começo da humanidade, a partir da própria criação do primeiro homem, Adão, a culpa e a vitimização se inseriram no ser humano. A primeira culpa nasceu em Adão por ter obedecido a Eva e comido o fruto proibido. Então, por culpa, Adão começou a cobrir seu corpo: já não podia se mostrar nu perante seu Criador. Por culpa de Eva, diz a história, Adão caiu".
O problema de Caim começa na vida dos seus próprios pais depois da queda. A culpa dele é resultado dessa maldade dentro de nós de competir, de ficar infeliz pelo sucesso dos outros e por causa da vitória dos outros. Caim só matou o seu irmão, porque no entendimenbo dele Deus aceitou o seu irmão e não a ele. Isso gerou ódio, sentimentos de inferioridade e de incapacidade.
Cuidado com a culpa, ela dostrói você, seus sonhos e impede que você veja o outro não como seu parceriro, irmão, mas como um rival ou um competidor em potencial.
Pense sobre isso!

_________
Alcindo Almeida - equipe pastoral da IP Alphaville.

Comentários

Postagens mais visitadas