Fifa anuncia Itaquerão como palco da abertura da Copa

Estádio do Corinthians leva a melhor sobre Mineirão e Brasília. Seleção jogará em São Paulo, Fortaleza e Brasília
 
A Fifa confirmou nesta quinta-feira o que já era esperado: o Itaquerão, estádio do Corinthians, em São Paulo, abrirá a Copa do Mundo de 2014. A arena foi agraciada outras cinco partidas, incluindo uma semifinal. O Maracanã, no Rio de Janeiro, será o palco da decisão. O anúncio foi feito após a reunião do Comitê Executivo da Fifa, em Zurique, na Suíça. Ao longo dos últimos dias, entidade e Comitê Organizador Local (COL) discutiram os detalhes para definição do calendário da Copa.
Nesta quinta, a programação foi apresentada e aprovada pelo comitê. Orçado em R$ 820 milhões, o Itaquerão levou a melhor sobre Brasília e Belo Horizonte, que também sonhavam com a abertura. O estádio paulista acabou beneficiado pelo papel estratégico de São Paulo, bem como pela estreia relação entre o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, e o mandatário da CBF e do COL, Ricardo Teixeira. A Fifa também anunciou o papel das cidades-sede, determinando o calendário do Mundial. Cada uma receberá pelo menos quatro partidas. A decisão, agora confirmada oficialmente, será no Marcanã. O Mineirão, em Belo Horizonte, receberá a outra semifinal. A disputa de terceiro lugar acontecerá no Estádio Nacional de Brasília.
Já definido como cabeça de chave do Grupo A do torneio, o Brasil sabe em quais cidades jogará. Na primeira fase, irá atuar em São Paulo, Fortaleza e Brasília. Caso avance na primeira posição, a Seleção terá de jogar em Belo Horizonte (oitavas de final), Fortaleza (quartas), Belo Horizonte (semifinal) e Maracanã (decisão). Se passar em segundo, irá a Fortaleza, Salvador, Itaquerão e Maracanã, respectivamente.
 
Quatro horários

A Fifa anunciou os horários das partidas do Mundial. A abertura, no Itaquerão, acontecerá às 17h (de Brasília). Os jogos da fase de grupos serão disputadas às 13h, 16h, 17h e 20h. Os das oitavas e das quartas de final, às 13h e 17h. Semifinais e disputa de terceiro lugar, às 17h. A decisão está marcada para as 16h.

Um ano antes

Brasília abrirá a Copa das Confederações de 2013, também anunciou a Fifa nesta quinta. Preterida para receber o primeiro jogo do Mundial de 2014, a capital nacional superou Belo Horizonte na disputa pelo "prêmio de consolação". Rio de Janeiro, palco da final, e Fortaleza também foram confirmadas na competição. Recife e Salvador ainda poderão ser incluídas, de acordo com os andamentos das obras de seus estádios. O calendário da competição será definido somente após a definição das sedes, que deverá acontecer até junho de 2012. Até o momento, cinco das oitos seleções já estão classificadas para a Copa das Confederações: Brasil, por ser o país sede, Espanha, atual campeã mundial, Uruguai, vencedor da Copa América deste ano, México, que conquistou a última Copa Ouro, e Japão, campeão da Copa da Ásia.

___________________

Comentários

Postagens mais visitadas