Consulta do coração

- Texto para reflexão: Irai-vos e não pequeis; consultai no travesseiro o vosso coração e sossegai (Salmo 4.4).

Morton Kelsey disse:

“O que fazemos com nossa vida exteriormente, o bom cuidado que dispensamos aos outros, é tanto parte da meditação quanto aquilo que fazemos na quietude e volta para o interior”.

Volta ao interior, isto é algo que não estamos acostumados. Temos dificuldades de nos encontrar com o nosso próprio coração nas horas de silêncio para ouvir a voz do eterno Deus nele.
O texto do Salmo mostra que Davi é separado para Deus e a idéia aqui é para honra e dignidade. Ele é escolhido por voto celestial para fazer parte de Deus. Por isso, Davi tem o consolo e conforto de Deus na hora da dor e das perseguições.
Davi tem tanta consciência sobre quem Deus é que dá um conselho para os servos separados por Deus. Ele diz para consultar com o coração no leito e para sossegar. Também aconselha a oferecer sacrifícios de justiça e confiar no Senhor.
O que será que Davi quis dizer com esta afirmação?
A idéia é para conversarmos conosco mesmo, ouvirmos a nós mesmos dentro do ser. No fogo cruzado da vida e das vozes, parece que nos tornamos desconhecidos de nós mesmos. Então Davi que é sensível demais, nos convida a restaurar o relacionamento com o nosso interior. E o convite é para um tempo de silêncio porque através deste momento podemos enxergar Deus dentro de nós.
Interresante que Richard Foster diz que a oração é a avenida central que Deus usa para nos transformar. Então ela é o processo do travesseiro, ela é cultivada neste momento de consulta do nosso coração. Ela é tempo em que começamos a pensar os pensamentos de Deus. É o momento em que desejamos as coisas que ele deseja, amamos as coisas que ele ama. Na consulta do nosso coração aprendemos a ver tudo na perspectiva divina para a vida. Então quando estamos em angústia e carregados de problemas devemos consultar o coração e sossegar diante de Deus. Isto gerará confiança no caráter e cuidado de Deus na vida. Porque Deus é o que levanta sobre nós a luz do seu rosto.
Aprendamos com Davi a consultar o nosso coração no travesseiro espiritual!
______________

Alcindo Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas