Começando a jornada certa


- Texto para reflexão: Davi ia-se engrandecendo cada vez mais, porque o Senhor Deus dos exércitos era com ele (II Samuel 5.10).
Interessante que o homem do Século XXI é extremamente soberbo. Ele herdou a ideia do humanismo mesmo. Ele se acha o centro de tudo, ele se acha totalmente capaz e se basta.
O homem acha que com dinheiro pode tudo e conquista tudo. O homem deste século pensa que está aqui para consumir e aproveitar a vida do jeito que bem entender. A tônica é consiga tudo o que puder. Quando perguntaram para o famoso humanista, John D. Rockefeller: Quanto dinheiro é suficiente? Ele foi mais honesto do que qualquer homem jamais havia sido e respondeu: Somente um pouquinho mais.Quando lemos a história deste jovem rei de Judá, percebemos uma tônica diferente. Ele tem um processo marcante na sua vida. Ele começa a sua jornada da vida de maneira absolutamente profunda. Ele é guiado pelo Senhor, o Deus eterno é com a sua vida. Ele não é dirigido pelo humanismo que anula a soberania de Deus.
O texto mostra que Davi se torna grande, se torna alguém que marca a sua geração não porque seja bom e tudo mais. Não! Ele recebe a bondade e cuidado de Deus emprestados na sua vida para ele ter grandeza no seu reinado.
Deus é com este moço para fazer a sua obra. E ele compreende por graça o propósito de Deus na sua vida. Davi entende que o Senhor o confirmara rei sobre Israel e que exaltara e reino dele por amar do seu povo Israel. Davi consultou ao Senhor sobre a subida contra os filisteus. E o texto diz que Senhor lhe respondeu. Ele reconhece que Senhor rompeu os seus inimigos diante dele como as águas rompem barreiras. Neste capítulo diz que Davi fez tudo como o Senhor lhe havia ordenado. Por quê?
Porque Deus era com ele na sua jornada, Deus dirigia a vida deste moço. Deus fez este jovem prosperar espiritualmente, emocionalmente e na vida material. Deus era o centro do coração de Davi. E ele reconheceu isto, por isso consultava o Senhor em todos os momentos. Ia para uma guerra consultava ao Senhor. Ele queria seguir adiante na vida, pedia a direção do eterno e soberano Deus. Não é por acaso que Davi é tido como um homem segundo o coração de Deus. Porque ele tinha uma direção para vida: Deus.
Deus quer que tenhamos esta jornada certa na vida: Deus no centro do nosso coração. Deus controlando todos os passos da nossa vida. Fico maravilhado com as palavras do texto de Atos 13.36 referindo-se a Davi: Porque Davi, na verdade, havendo servido a sua própria geração pela vontade de Deus, dormiu e foi depositado junto a seus pais e experimentou corrupção.Davi serviu a sua própria geração segundo a vontade de Deus. E ele quer que sigamos a nossa jornada nesta perspectiva divina. Deus nos chama para uma jornada segundo a vontade dele e pronto.
Que ele nos dê graça na jornada cristã!

____________

Alcindo Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas