Amizade e convivência na vida

- Texto para reflexão: A palavra de Cristo permaneça entre vós em toda a sua riqueza, de sorte que com toda a sabedoria vos possais instruir e exortar mutuamente. Sob a inspiração da graça cantai a Deus de todo o coração salmos, hinos e cânticos espirituais. Tudo quanto fizerdes, por palavra ou por obra, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai (Colossenses 3.16-17).

Há uma letra profunda de uma canção do Grupo Logos – Marcas:

"Causa surpresa para muitos hoje em dia. Rever histórias que o tempo não levou.Como os discípulos deixaram suas redes, o seu pão, a sua Vida e seguiram a Jesus. E muitos deles, certamente a maioria. Não tiveram vida boa, mas trocaram por melhor: Andaram perto do Senhor. Viram milagres de amor, deixaram marcas...Iguais a eles são bem poucos hoje em dia. Que andam realmente perto do Senhor. Que, já libertos de seus vícios e pecados, vivem como perdoados propagando a salvação. São tais pessoas que são fortes, sendo fracas. E, por isso, deixam marcas para outros como eu... Andarem perto do Senhor, verem milagres de amor. Pisar em marcas...Quero pisar sobre estas marcas de valor. Pagar o preço de alguém que se dispôs também. A atender a mesma voz que hoje chama e diz: "Segue-me!" E não importa o que eu tenha que deixar. Quero levar comigo minha tão pequena fé. Pra repartir por onde Deus me permitir andar...Seu amor...Iguais a eles são bem poucos hoje em dia. Que andam realmente perto do Senhor. Que, já libertos de seus vícios e pecados, vivem como perdoados propagando a salvação. São tais pessoas que são fortes, sendo fracas. E, por isso, deixam marcas para outros como eu...Andarem perto do Senhor, verem milagres de amor. Pisar em marcas...Quero pisar sobre estas marcas de valor, pagar o preço de alguém que se dispôs também. A atender a mesma voz que hoje chama e diz: "Segue-me!" E não importa o que eu tenha que deixar. Quero levar comigo minha tão pequena fé. Prá repartir por onde Deus me permitir andar seu amor...

A frase que me chama muito a atenção é: Quero pisar sobre estas marcas de valor. Como o Evangelho deixa marcas. E uma das marcas mais profundas é a amizade no meio daqueles que se chamam povo de Deus.
Neste texto notamos que Deus deseja que a sua própria Palavra seja constante entre nós com toda a sua riqueza. E este envolvimento com a Palavra resultará na exortação mútua com toda a sabedoria. E o convite de Paulo para nós é que na inspiração da graça cantemos a Deus de todo o coração salmos, hinos e cânticos espirituais. E tudo quanto fizermos, por palavra ou por obra, deve ser em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.
Como se dá essa prática numa comunidade para viver tanto tempo unida?
Através da amizade e convivência diária. Esta palavra foi usada por Jesus na sua última e longa conversa com seus discípulos quando disse que não os chamava de servos, mas de amigos porque o que tinha recebido do Pai dava a eles a graça de conhecer.
Amizade está relacionada com o fato de viermos uma realidade que nos é comum. Essa amizade se expande pela troca de idéias, troca de histórias de vida e coração.
Vivemos num tempo que a palavra amizade tem sido desconstruída por palavras impessoais que começam a dominar a vida. A desconstrução passa pelas palavras: consumo, cliente, marketing, carros, viagens, lazer, ego, individualismo, computador e etc.
Na igreja, a amizade tem que ser resgatada dia-a-dia. Não podemos oferecer o Evangelho através da amizade como um produto que satisfaz nossa necessidade ou que nos tira da vida cheia de tédio. Temos que oferecer o Evangelho com uma amizade gerada por renúncias, por histórias contadas e compartilhadas. Vidas unidas no propósito de anunciar através da comunhão o Reino de Deus, que nos transforma e nos une cada vez mais na cruz de Jesus de Nazaré.
Amizade é algo singular mesmo na vida. Ela nos convida a trocar uma briga por um bom beijo. Ela nos convida a trocar a indiferença por um pouco de atenção! Ela nos convida a abrir mão de interesses em favor das necessidades do próximo.
Que o eterno Deus nos ajude a viver com Salmos, hinos e cânticos espirituais por meio de amizade e da convivência mútua!

______________
Alcindo Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas