quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Precisamos nos negar a nós mesmos


- Texto para reflexão: Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me (Luc. 9.23).

Os dias de hoje são marcados pela individualidade. As pessoas querem aparecer e mostrar que são algo, que possuem status. Elas querem o sucesso de qualquer maneira. O ser humano presa por ter um momento de ser estrela.
O ensinamento de Jesus neste texto é que a afirmação só vem com a negação de nós mesmos. O paradigma da sociedade secular é ser livre e buscar nela mesma o significado de tudo. Para Jesus, o significado da vida é a cruz.
A vida de Cristo era a de se doar, de ser eucarístico, de se entregar para os outros. Por isso, ele diz aos seus discípulos que o projeto de segui-lo só tem um rumo, a cruz, a negação de nós mesmos em favor dele, do Reino de Deus. Quanto mais eu me dou, quanto mais eu amo, quanto mais eu nego a mim mesmo, mais tenho a identidade da cruz de Jesus.
Jesus derrama o sangue em favor de nós para um propósito, para andarmos na negação de nós mesmos todos os dias. E isto envolve cruz, renúncia, abnegação, entrega, morte do ego e o domínio total de Deus sobre a nossa vida. Quanto mais nos abandonamos nas mãos do Pai, mais sabemos que somos dele e mais entendemos o que significa negar-nos a nós mesmos e tomarmos a nossa cruz de cada dia.
O nosso projeto diário é pela liberdade de nos doar e nos negar por amor a Cristo, aquele que morreu para que tivéssemos vida e vida de amor. A cruz é o exemplo da liberdade para amar e para se entregar no projeto de crus todos os dias.
Tudo na vida de Jesus convergiu para a cruz. Ele serviu e amou olhando para a cruz. Ele morreu numa cruz, ele nos perdoou na cruz, ele nos trouxe alegria na cruz, ele nos trouxe paz na cruz. Por isso, ele insiste na necessidade de renúncia, de negação. Neste processo abandonamos aquilo que é temporário, para ganhar aquilo que é eterno.
Não nos esqueçamos que o significado da vida cristã está na negação de nós mesmos por amor ao Reino de Deus em Cristo Jesus.


Pr. Alcindo Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário