Pular para o conteúdo principal

Para compartilhar precisamos aprender a amar Deus sobre tudo


- Texto para reflexão: Dt. 30.6.

Sabemos que se Deus não intervir no nosso coração ele anda de maneira absoluta corrupta e totalmente distante do Senhor. A Palavra de Deus diz que o coração tem inclinações terríveis para o mal. Ele é miseravelmente corrupto. Sem Deus é totalmente pedra, sem Deus ele é seco, sem Deus ele opta sempre por aquilo que é ruim e que não combina com as coisas retas.
Moisés diz que o Senhor circuncidará o nosso coração. Mas, o que significa isto? Significa a remoção de toda a corrupção que traz condenação para nós. Moisés diz: “Também o Senhor teu Deus circuncidará o teu coração e o coração de tua descendência, a fim de que ames ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma, para que vivas” (Dt. 30.6).
É a remoção daqueles pecados que nos separam de Deus e da sua graça e a semeadura de qualidades cristãs, retas que são feitas pela ação soberana do nosso deste coração
[1][1]. É a mudança de um coração que era de pedra e agora passa a ser de carne. Um coração que era duro e passa a ser mais sensível. Um coração que era totalmente alheio a qualquer princípio de justiça e verdade e agora passa a observar isto. Um coração que não enxergava Deus e agora pela sua graça enxerga.
Quando Deus muda o nosso coração de pedra para um de carne, o nosso amor por ele se torna real e eficaz. Passamos a andar em comunhão de amor com ele. Pensamos no seu Reino, vivemos por amor à sua causa. Reconhecemos que somos amados dele e por isso, passamos a amar e ser amados. Vivemos com um coração mais disposto a servir com amor, com sinceridade. Acontece em nós uma circuncisão espiritual no coração. O amor é enxertado em nosso coração para amarmos ao Senhor e andarmos na presença dele todos os dias.
Começamos a aprender que não somos feitos para amar coisas terrenas. Só o que é insubstituível, único e imortal pode tocar nossa mais profunda sensibilidade humana e ser uma fonte de esperança e consolação
[2][2]. Só podemos amar ao Senhor quando nos guardamos das corrupções terríveis deste mundo. Só podemos amar ao Senhor quando a nossa alma está limpa e pura diante do criador. Só podemos amar a Deus quando crescemos com um coração voltado para ele e quando crescemos experimentamos gradativamente a presença dele em nosso coração.
Só podemos amar ao Senhor quando os nossos olhos estão voltados para as grandezas dele. Só podemos amar ao Senhor quando o nosso coração jamais se esquece de quem Deus é e do que ele faz todos os dias na vida. Só podemos amar ao Senhor quando ensinamos às gerações todas as obras e ações que Deus faz na vida. Só podemos amar ao Senhor quando os nossos ouvidos ouvem toda a Palavra de Deus.
Só podemos amar a Deus quando o nosso coração é totalmente dele e não do mundo de pecado e rebeldia. Porque muitos têm dado brechas para que o coração seja envolvido e laçado pelo mundo. Não podemos ser de Deus e do mundo ao mesmo tempo. Coração dúbio é para os doidos espiritualmente falando. Ou o nosso coração é exclusivamente de Deus, ou não tem negócio no Reino de Deus. Moisés diz: A fim de que ames ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma, para que vivas.
Quando amamos de todo o coração e alma o pecado não é mais habitual em nós. Quem mentia constantemente não mente mais. Porque a verdade de Deus penetra este coração para não ficar mentindo, roubando, caluniando e fazendo o que é mal diante do Deus santo e reto. O pecado é tirar Deus do lugar central do nosso coração e colocar o nosso eu no centro de tudo. Pecado é recusar dar lugar a Deus no centro do nosso ser que é o coração (KIVTZ, 2004, P. 100).
Quando amamos de todo o coração e alma nos tornamos pessoas inteiras, completas, saudáveis e equilibradas na presença do eterno Deus. E daí podemos oferecer toda a nossa vida com o que somos e fazemos de todo o coração para o Deus de amor e bondade na vida.


Pr. Alcindo Almeida

[1] CHAMPLIN, R. Norman. Comentário de Deuteronômio. São Paulo: Hagnos, 2004, Vol. II, p. 871.
[2] NOUWEN, Henri. Transforma meu pranto em dança. São Paulo: Textus, 2002, p.106.

Comentários

  1. Esta mensagem sobre o coração é ótima. Há muito que eu precisaria ver uma mensaem desta. Parabens ao meu amigo Alcindo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Estudo 26: A mulher sunamita: generosa e hospitaleira - (II Reis 4.8-37)

Há um cântico que nos ensina muito é o Salmo 37.4-5, a letra diz:
“Agrada-te do Senhor e ele fará aquilo que deseja o teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, e o mais ele fará. Descansa no Senhor e espera nele. Pois, ele é a tua salvação, ele é o teu castelo e o teu refúgio na tribulação. Confia no Senhor e ele agirá, confia no Senhor e ele agirá“ [1].  É exatamente sobre essa providência de Deus na vida do seu povo que quero falar, usando esse exemplo da mulher sunamita. Esta que foi agraciada por Deus pela instrumentalidade do profeta Eliseu. Sabemos que o significado do nome de Eliseu é: Jeová é salvação. A meu ver combina com sua missão como profeta desse período. Ele foi um dos maiores profetas desse período juntamente com o seu antecessor, o profeta Elias. Ambos foram profetas no Reino do Norte de Israel. Eliseu era filho de Safate, habitava em Abel- Meolá do Vale do Jordão e pertencia a uma família próspera. Quando Elias estava no monte Horebe desanimado e triste, Deus fa…

Emoção X Razão: Mulheres agem de forma emocional, homens se comportam racionalmente

Recentemente li o livro Homens são de Marte, mulheres são de Vênus de John Gray. Ele diz que quando se aborrecem, os homens querem silêncio e solidão. Já entre as mulheres, as preocupações resultam na matraca desenfreada, pois, falando acalmam-se. O ego masculino é movido à base de conquistas, o feminino é pura emoção. Ele deve escutá-la, e ela deve compreender seu silêncio. Conclusão: marido e mulher não falam a mesma língua, não são do mesmo planeta. Na maioria dos processos normais, a mulher age de forma emocional, enquanto o homem se comporta de forma racional. Na nossa cultura costumamos dizer que os homens são insensíveis, durões e bem insensíveis. E com respeito às mulheres que elas são pura emoção e coração. John Gray diz que “quando os homens e mulheres são capazes de respeitar e aceitar suas diferenças, então o amor tem uma grande chance de desaborchar” (GRAY, John. Homens são de Marte, mulheres são de Vênus. São Paulo: Editora Rocco, 1997, p. 24). O grande problema é que convi…

Histórias da vida

A mentalidade dogmática deseja prender a verdade na malha das suas palavras, entendo que ela se equivoca. Acredito que nós aprendemos, falamos e escrevemos interpretando cada ponto da nossa história de vida. Na interpretação passam verdades, mas nunca absolutas, nossa história tem várias facetas.  Temos um quadro da nossa história e ela vai acontecendo com várias interpretações e olhares dentro de nós mesmos. Gosto demais de relembrar a história da minha vida. Lembro-me sempre dos momentos bons e ruins dela. Eu tive momentos de profunda tristeza, mas neles, vi o mover de Deus me ensinando a passar pelos vales dela, com a percepção da graça divina em mim sempre. Vi amigos chegados morrendo, vi amigos conquistando e perdendo. Vi histórias de vidas sendo tocadas por Jesus Cristo de Nazaré. Como é bom poder enxergar o passado com graça e com a noção no íntimo de que Deus esteve presente em cada detalhe.  As histórias serão sempre histórias contadas por nós dentro da alma e do coração. Cada …