O livro Homo Deus de Yuval Noah Harari é uma breve história da humanidade e combina ciência, história e filosofia, desta vez para entender quem somos e descobrir para onde vamos. Sempre com um olhar no passado e nas nossas origens, Harari investiga o futuro da humanidade em busca de uma resposta tão difícil quanto essencial: depois de séculos de guerras, fome e pobreza, qual será nosso destino na terra? Bem, o fato é que o livro traduz sua conclusão básica, não se trata apenas de que não precisamos mais de Deus, a humanidade agora é Deus.
A grande tese da sociedade moderna é que somos a nossa própria esperança para o futuro, nosso próprio Deus. Temos não apenas esperança, mas certeza de um futuro brilhante porque dispomos de todos os recursos em nós mesmos para torná-lo realidade. Que loucura! Por isso, a tecnologia descobre mais coisas e os seres humanos acham que vivem sem a realidade de Deus. Para que Deus? Para que espiritualidade se temos tudo?
Pobre ilusão, porque sem Deus nada podemos, sem Deus não damos um passo na vida. Porque dependemos dele para tudo. Paulo nos ensina exatamente isso, quando afirma em Atos 17:28: Pois nele vivemos e nos movemos, e existimos. Essa fala de Paulo significa que nada existe fora de Deus, que é absoluto. Nele vivemos traduz a ideia que é Ele a fonte de nossa vida, Ele faz com que seres humanos venham a existência. em Deus nos movemos porque Ele sustenta toda nossa vida. Resumindo: tudo, absolutamente tudo dependente de Deus.
Sem Deus estamos perdidos e completamente abandonados. Ele manda o ar, a chuva, o sol, as estrelas e tudo que necessitamos. O conceito da sociedade que não precisamos de Deus é uma ilusão e um erro fatal. Porque isso é impossível, porque Ele reina em tudo e diante de todos! (Alcindo Almeida)
Nenhum comentário:
Postar um comentário