O texto diz em Mateus 9.12 e 13: Ouvindo isso, Jesus disse: Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Vão aprender o que significa isto: Desejo misericórdia, não sacrifícios. Pois eu não vim chamar justos, mas pecadores. Essa resposta de Jesus mostra claramente a ineficácia espiritual da classe farisaica. Ela não levava em conta o ofício de Cristo de sacerdote da graça para pecadores. Essa classe era tão pobre espiritualmente falando que não foi capaz de prestar a atenção especial que Jesus veio para os doentes da alma por causa do pecado.
Tem 52 anos, é casado com Erika e pai da Isabella. É membro da equipe pastoral da IP em Alphaville - Santana do Parnaíba - SP. Ele cuida de pessoas no aconselhamento. É autor de: Provérbios - vida inteligente; Depressão; Silenciando; Descanso no pastor da alma, Coração sábio, Poesia e oração - Vols I a V, Vivendo, Encontros com Jesus, Alegria verdadeira e Simplicidade, fé e oração Série Intimidade com a Palavra. Um jeito doce de viver com seu cônjuge. Ele é fundador do Projeto Timóteo.
sexta-feira, 29 de abril de 2022
Jesus cura o coração
O texto diz em Mateus 9.12 e 13: Ouvindo isso, Jesus disse: Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Vão aprender o que significa isto: Desejo misericórdia, não sacrifícios. Pois eu não vim chamar justos, mas pecadores. Essa resposta de Jesus mostra claramente a ineficácia espiritual da classe farisaica. Ela não levava em conta o ofício de Cristo de sacerdote da graça para pecadores. Essa classe era tão pobre espiritualmente falando que não foi capaz de prestar a atenção especial que Jesus veio para os doentes da alma por causa do pecado.
quinta-feira, 28 de abril de 2022
A ansiedade e preocupação
Limitar os cuidados e preocupações do dia produz, finalmente, a eliminação total da preocupação, pois, é a incerteza quanto ao futuro que gera a ansiedade e a preocupação mental. A palavra de Jesus é que não nos preocupemos com o dia de amanhã, Deus nos dará o que necessitamos segundo a sua vontade.
quarta-feira, 27 de abril de 2022
Os olhos do coração
No livro Doce e amarga providência, John Piper diz que a teologia de Noemi era estilo das visões sentimentais sobre Deus, que permeiam tantas igrejas hoje em dia. Dão-se desculpas sem fim para a soberania de Deus. Piper diz que Noemi não se abala e tem certeza de três coisas: Deus existe, Deus é soberano e Deus a afligiu.
terça-feira, 26 de abril de 2022
Desejo pela celebridade
Nós seres humanos, sentimos o anseio pela celebridade e não gostamos da sombra do ostracismo. O exibicionismo no palco é uma deformação que denota obesidade do ego, em consequência da teimosia dominante do pecado original.
segunda-feira, 25 de abril de 2022
A performance da perfeição!
Vivemos a época da performance da perfeição. Medimos nosso desempenho segundo um padrão inventado e almejado, e isto tudo não nos deixa experimentar as boas e preciosas alegrias da vida. Mal respiramos, porque acordamos cedo, tomamos café correndo, deixamos as crianças na escola e conversamos os detalhes da vida no carro mesmo!
domingo, 24 de abril de 2022
Deus está conosco
A vida não é uma linha reta que vai de uma bênção para outra até chegar ao céu. A vida é uma estrada cheia de curvas, problemas, revés, dificuldades e dissabores. Essa pregação idiota e sem sentido, que diz que só temos vitórias, prosperidade e bênçãos sem derrotas, é uma mentira, é uma falácia enorme.
quinta-feira, 21 de abril de 2022
Cura da nossa alma
Por que as pessoas iam até Jesus? As pessoas iam ao encontro de Jesus porque ele era uma pessoa que transpirava saúde espiritual para o coração delas. Ninguém teria se aproximado dele caso vissem que era uma pessoa amarga, deprimida e desencorajadora. Jesus sempre celebrou a vida. Ele é o Senhor da vida e nos liberta de atitudes e hábitos que nos levam à enfermidade da alma.
quarta-feira, 20 de abril de 2022
Uma espiritualidade profunda
O texto de Mateus 8 diz nos versículos 7 e 8: Jesus lhe disse: Eu irei curá-lo. Respondeu o centurião: Senhor, não mereço receber-te debaixo do meu teto. Mas dize apenas uma palavra, e o meu servo será curado.
terça-feira, 19 de abril de 2022
Transformação de tragédia em alegria
Em determinado momento, Israel foi um lar tenebroso e hostil para a maioria das pessoas, era uma nação sofredora, esmorecendo por conta de fome, juízo e guerra, especialmente para as mulheres. Agora, imaginemos para uma mulher viúva como era o caso da sogra de Rute. A história de Rute começa com desolação, tristeza e perda profunda.
segunda-feira, 18 de abril de 2022
Aconselhamento pastoral
O aconselhamento que praticamos que não trabalha com a Palavra de Deus, sem sombra de dúvidas será seco, definhará, confundirá a mente das pessoas e matará as emoções dos aconselhados. Toda pessoa que ouvimos no gabinete, precisam ver o que as Escrituras dizem sobre os problemas e lutas que elas passam. (Alcindo Almeida)
Um presente divino para nós
Jesus disse em Lucas 24.25 e 26: Ó néscios, e tardios de coração para crerdes tudo o que os profetas disseram! Porventura não importa que o Cristo padecesse essas coisas e entrasse na sua glória?
sábado, 16 de abril de 2022
Demonstração profunda de amor
O texto de 1 João 4:10 afirma: Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele quem nos amou e enviou-nos o seu Filho como vítima de expiação pelos nossos pecados. João entende bem esse processo profundo do amor de Deus por nós através da doação do seu próprio Filho para se tornar vítima de expiação pelos nossos pecados.
sexta-feira, 15 de abril de 2022
Ele foi esmagado por causa de nós
Jesus é a revelação interminável, incondicional de Deus para com o pecador. Tudo o que ele fez, disse e sofreu foi para nos mostrar que o amor que mais desejamos é dado a nós por Deus Pai. Não porque merecemos isso, mas porque Deus é um Deus de amor.
quinta-feira, 14 de abril de 2022
Somos sarados em Cristo!
O texto sagrado de Isaías 53 afirma: Quem creu em nossa mensagem? A quem o Senhor revelou seu braço forte? Meu servo cresceu em sua presença, como tenro broto verde, como raiz em terra seca. Não havia nada de belo nem majestoso em sua aparência, nada que nos atraísse. Foi desprezado e rejeitado, homem de dores, que conhece o sofrimento mais profundo. Demos as costas para ele e desviamos o olhar; ele foi desprezado, e não nos importamos. Apesar disso, foram as nossas enfermidades que ele tomou sobre si, foram as nossas doenças que pesaram sobre ele. Pensamos que seu sofrimento era castigo de Deus, castigo por sua culpa. Mas ele foi ferido por causa de nossa rebeldia e esmagado por causa de nossos pecados. Sofreu o castigo para que fôssemos restaurados e recebeu açoites para que fôssemos curados. Todos nós nos desviamos como ovelhas; deixamos os caminhos de Deus para seguir os nossos caminhos. E, no entanto, o Senhor fez cair sobre ele os pecados de todos nós.
quarta-feira, 13 de abril de 2022
Somos livres do Inferno
A Bíblia diz em Romanos 5:6-8: Porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Dificilmente, alguém morreria por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém se anime a morrer. Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.
terça-feira, 12 de abril de 2022
Pena de dívida
O texto de 1 Pedro 1:18-20 afirma: Sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo, conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós.
segunda-feira, 11 de abril de 2022
Cristo em todos os momentos
Paulo afirmou em Colossenses 3:1-4: Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória.
domingo, 10 de abril de 2022
Um caminho precioso
Paulo não enxerga a oração como uma forma de conseguir coisas de Deus, mas sim como um caminho de ter Deus conosco. (Timothy Keller)
sexta-feira, 8 de abril de 2022
Relacionamento conjugal nos anos dourados
Faço menção desse amigo já bem avançado na idade e com mais de 60 anos de casamento, o nome dele é Gerard Van Groningen. Ele dizia que o casamento é a aliança que reflete, espelha, representa e dá expressão terrena à aliança que Deus tem com seu povo. Há um papel que o homem deve fielmente assumir e desenvolver no relacionamento do casamento. Esse relacionamento diz respeito particularmente à esposa bem como aos filhos.
quinta-feira, 7 de abril de 2022
quarta-feira, 6 de abril de 2022
O orgulho é perigoso
O orgulho é tão perigoso que quando ele reina, toma o lugar do Eterno Deus dentro de nós e vivemos como se não precisássemos da graça divina! O orgulho é tão perigoso que nos faz olhar para as pessoas com desprezo e repulsa.
terça-feira, 5 de abril de 2022
Buscando afirmação
Todo ser humano quer ser tratado com dignidade. Quando não somos respeitados, nós sofremos e lamentamos demais. Embora, tenhamos esse anseio por respeito e sentido por causa da concepção de pecado, não é errado querer ter dignidade e respeito. Na verdade, tudo isso reflete a nossa profunda consciência de sermos feitos à imagem de Deus. Esse reflexo nos impulsiona para o significado como seres criados pelo Eterno Deus.
segunda-feira, 4 de abril de 2022
Discipulado da cruz
Sermos discípulos de Jesus Cristo vai além de admira-lo ou imitar seu exemplo. Ser discípulo de Jesus Cristo requer nos tornar como Ele é. Sermos discípulos de Jesus Cristo é nos tornar pessoas que encarnam a mente de Cristo em todos os momentos da nossa vida.
sábado, 2 de abril de 2022
Seduzido pelas propostas
Refletindo em I Reis 11.4, vejo que na medida em que Salomão foi envelhecendo, as suas mulheres o induziram a se voltar para outros deuses, e o seu coração já não era totalmente dedicado ao Senhor, o seu Deus, como fora o coração do seu pai Davi.
sexta-feira, 1 de abril de 2022
Leituras em março de 2022
1. GRÜN, Anselm Pequeno tratado do bem viver. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2014. Minha vida é uma vida boa? Sou uma pessoa realizada com a maneira com que conduzo minha vida? Quem ou o que eu gostaria realmente de ser? Neste Pequeno tratado do bem viver Anselm Grün provoca a reflexão a respeito de temas com os quais lidamos no nosso dia a dia, para que nossas ações sejam ponderadas e realizadas com profundidade e sentido, conquistando sempre o seu máximo valor, pois somente assim nosso coração se sentirá realmente satisfeito, harmonioso e feliz. O livro oferece ainda inspirações e dicas para encontrarmos respostas às grandes perguntas da vida, convidando-nos a buscar acima de tudo aquilo que é essencial. Contém 301 páginas.
2. LEWIS, C. S. Cartas a uma senhora americana. São Paulo: Editora Vida, 2004. Em 1950, C. S. Lewis iniciou uma correspondência com uma senhora americana que ele nunca conheceria pessoalmente. Treze anos mais tarde, sua vida — e cartas — chegaram ao fim. Essas Cartas a uma senhora americana C. S. Lewis revelam facetas da personalidade de Lewis que são pouco conhecidas mesmo dos grandes admiradores de suas obras. Cartas a uma senhora americana livro que mostra um relacionamento entre amigos. Aqui está o homem Lewis — generoso, sábio, compassivo, notavelmente humano. E, o que é mais significativo, aqui está o Lewis cristão — encorajando com toda a paciência outra cristã a passar pelas vicissitudes da vida cotidiana. Um livro encantador em que estão expressos o afeto e a compaixão de Lewis, bem como sua inteligência notável e seu relacionamento apaixonado com Deus. Profundamente interessante e muito comovente. Contém 160 páginas.
3. MACARTHUR, John e Wayne A. Mack. Introdução ao aconselhamento bíblico. Rio de Janeiro: Editora Thomas Nelson, 2016. O livro propõe o resgate de um dos mais importantes ministérios da vida cristã: o aconselhamento, baseado em princípios estritamente bíblicos. Neste clássico livro sobre o tema, o respeitado teólogo John MacArthur une-se a Wayne A. Mack, autoridade internacional em aconselhamento bíblico, apresenta princípios práticos que podem ser usados por pastores e líderes para auxiliar pessoas e restaurar vidas. Aqui, você encontrará uma alternativa totalmente bíblica às práticas de aconselhamento fundamentadas na psicologia secular. Trata-se de um guia baseado na suficiência e autoridade das Escrituras para transformar vidas. Contém 320 páginas.
4. CHAN, Francis. Até que sejamos um. São Paulo: Editora Mundo Cristão, 2021. Até que sejamos um é um clamor pela unidade no Corpo de Cristo. Na obra, Francis Chan aponta como o povo de Deus tem falhado ao mostrar-se ao mundo como família desunida, hostil entre si. Sinaliza ainda o enfraquecimento da igreja ao ter de lidar com as próprias incoerências em detrimento de manter o foco na adoração a Deus e no amor aos irmãos. Comprometido com a transformação do leitor, Francis Chan não se restringe a elucidar apenas os problemas que afetam a igreja cristã na atualidade. Pelo contrário, traz uma mensagem de esperança, que visa à cura e à implementação de soluções, proporcionando um roteiro de lições práticas para que os cristãos — e a igreja — aprofundem a comunhão com Deus, sejam coerentes com a mensagem que pregam e comuniquem, com graça e verdade, o amor do Salvador. Contém 165 páginas.
5. LOPES, Hernandes Dias. Ouça o que o Espírito diz às igrejas. Uma mensagem de Cristo à sua igreja. São Paulo: Editora United Press, 2010. Com grande capacidade para a exposição bíblica e profundidade teológica, o autor, reverendo Hernandes Dias Lopes, analisa uma a uma as sete cartas do Apocalipse, explicando o significado das advertências do Senhor e associando-as à realidade dos dias de hoje. Assim, Ouça o que o espírito diz às igrejas é um livro denso e instigante, capaz de mexer com a vida espiritual de qualquer um, lembrando-nos de que Jesus oferece à sua Igreja a chance de um recomeço. Contém 136 páginas.
Sociedade no caos
As palavras são importantes na nossa formação cultural. Elas dão forma às nossas ideias e estruturam nosso sistema de crença e educação. Vale lembrar de maneira bem séria que os sistemas, por sua vez, impulsionam nossa cultura, que determina como pensamos e nos comportamos, para o bem ou para o mal.