O livro de Yuval Noah Harari, Homo deus: uma breve história do amanhã, traduz sua conclusão básica. Não se trata apenas de que não precisamos mais de Deus. A humanidade agora é "deus." Somos a nossa própria esperança para o futuro, nosso próprio deus. Temos não apenas esperança, mas certeza de um futuro brilhante porque dispomos de todos os recursos em nós mesmos para torná-lo realidade.
No livro Yuval mostra que a natureza humana será transformada no século XXI, porque a inteligência está se desacoplando da consciência. Os robôs não se apaixonarão uns pelos outros (o que não significa que sejamos incapazes de nos apaixonar por robôs). Nesse Século que chegamos, percebemos que a busca pelo significado de ser humano tem estafado a todos. E o ser humano, de uma vez por todas, virou o centro de tudo. Deus, o verdadeiro, o único, tem sido deixado de lado.
O resultado catastrófico para todos nós é que temos uma sociedade desconfiada da vida, desacreditada na esperança e sem fé. Temos uma sociedade que vive constantemente com medo do amanhã, medo da economia explodir, medo de guerras, medo da morte e medo do futuro que está próximo de nós.
O grande objetivo do ser humano reinar, está levando-o a definhar na razão e no ser, porque isso é absolutamente impossível. Não conseguimos dar um passo nessa vida sem a direção e controle do Deus Eterno, o dono da nossa vida e do Universo. Precisamos rever os conceitos e ir para as Escrituras. Elas dizem que a nossa vida está nas mãos do Eterno Deus. Ele que controla e dá o tom da vida. Ele que dirige os passos da nossa vida. Ele é a única esperança e segurança para a nossa vida!
O texto sagrado afirma em Colossenses 1:16,17: Pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste.
Tudo depende de Cristo, tudo foi criado para ele. Tudo é para a glória dele. Seres humanos, apenas recebem a graça dele, mas não controlam nada, não são nada. Ele é tudo em todos e ponto final! A empáfia de ser dono do próprio coração, de reinar, de conduzir a vida do jeito que quer, não é uma doença nova. Ela é velha, aconteceu no início de tudo quando Eva ouviu: vocês serão como Deus. (Alcindo Almeida)
Amém
ResponderExcluir