Paulo diz em Filipenses 4.6b: Antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças.
Qual é o remédio para a ansiedade? É oração, é a súplica de ações de graças. É o fato de entregarmos o nosso coração na presença do dono absoluto da vida. Paulo ensina a rendermos graças através da oração e a suplicarmos especificamente para baixarmos a ansiedade. Oração é o meio para fugirmos de uma vida ansiosa que resulta na incredulidade.
A oração é a única marca que nos afasta da secularização. Vivemos um protestantismo cultural, não relacional, não bíblico. Um protestantismo que não demonstra mais dependência do Pai através da oração. E no meio de um mundo tão complicado a oração nunca foi tão relevante e tão importante como hoje.
O mundo nos impulsiona para viver de maneira virtual e ilusória. O padrão da secularização é irreal e falso. A sociedade não vive em função do mundo real, ela vive uma ilusão. O Reino de Deus através da oração nos convida para a libertação das ilusões, dessa visão falsa da constituição humana.
A oração dependente nos faz reconhecer o nosso erro, a nossa enfermidade e através dela experimentamos a cura para a nossa alma. A oração dependente nos leva o coração para a presença do Pai. Ela nos coloca no centro da vontade de Deus e nos faz descobrir os verdadeiros motivos da nossa vida: a Trindade. A oração não é um monólogo, não é um narcisismo, mas oração é a razão da existência da nossa alma, ela é um encontro com Deus que produz total dependência da sua graça e do seu amor.
Através da oração entramos na presença do Pai e descansamos inteiramente nele. Oração é escutar atentamente aquele que se dirige e nós e nos controla. Nela percebemos que nunca estamos sozinhos, Deus está sempre conosco e se preocupa com toda a nossa história, dificuldades e problemas.
A oração nos faz dar ouvidos a uma voz de amor, uma voz de graça e misericórdia. Só que para escutarmos esta voz, necessitamos dirigir a nossa mente e o nosso coração para o altar do dono da nossa vida. E dizer de fato e de verdade: Pai seja feita a tua vontade na terra como nos céus. A oração nos faz morar no santuário íntimo do Pai e ali aprendemos de fato o que significa andar com o Senhor e ter a oração como a fonte da dependência dele!
Oração é a entrega ao Senhor que nos faz aprender dele, nos faz descansar totalmente nele. Faz-nos tê-lo no centro de tudo. Ela é dolorosa porque descobrimos que não queremos entregar tudo, mas depois percebemos que a ansiedade está distante de nós e então queremos ir ao Filho e depositar o nosso fardo, o nosso cansaço e receber o alívio dele. (Livro Alegria verdadeira - Série Intimidade com a Palavra (Filipenses)
Amém
ResponderExcluir