sexta-feira, 4 de março de 2022

Uma postura séria


Meister Eckehart aborda a vivência do silêncio pleno na intimidade radical de nosso interior. Ele diz: É na essência mais íntima da alma, na última centelha da razão, que o nasce o silêncio. No que a alma pode oferecer de mais puro, de mais nobre e de mais delicado, é aí que ele deve acontecer: naquele profundo silêncio onde jamais chegou qualquer criatura.
É um silêncio de experiência, um silêncio pleno de sentido para a proximidade de Deus, é um silêncio esvaziado de todos os pensamentos e sentimentos humanos, um silêncio que ultrapassa toda experiência. 
A Bíblia diz em Deuteronômio 27.9: Guarda silêncio e ouve, ó Israel! Silêncio tem a ver com a alma quieta diante de Deus, apenas para escutar a sua voz. No silêncio paramos de ouvir as diversas vozes interiores, para ouvir somente a voz do Eterno Deus. Quando paramos para ouvir, percebemos que Deus é o Deus da vida, do coração e do nosso ser. 
Silêncio tem a ver com reverência, uma postura séria e profunda diante do Eterno Deus. Paremos tudo o que fizermos e toda a nossa agenda seja dedicada para o senhor, para o tempo de comunhão com Ele e mais nada! (Alcindo Almeida)

Um comentário: