segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Somos seres humanos


Abraham Kuyper foi sem dúvida uma das personalidades mais proeminentes de sua época. Ele foi um teólogo e filósofo calvinista; líder do partido Anti-Revolucionário e membro do parlamento por mais de trinta anos. Ele foi o fundador da Universidade Livre de Amsterdã em 1880, onde exerceu os papéis de administrador e professor. Ele também foi primeiro Ministro da Holanda de 1901 a 1905 e autor de diversas obras. Realmente ele foi um homem envolvido com a sociedade e impactante como teólogo.
Kuyper afirmou: Não somos nem plantas nem animais. Ser humano é o nosso título de honra. E, porque somos seres, vivemos antes de tudo por meio da nossa consciência. Nossos sentimentos de felicidade ou infortúnio são regidos pela nossa percepção, imaginação e ideia geral das coisas.
Sim, exatamente, não somos nem plantas nem animais, somos humanos e o nosso papel como seres que pensam, que raciocinam é refletir a imagem e semelhança do Deus Criador. A nossa vida não é em vão, não passamos aqui os dias da vida para apenas respirar e ver o tempo correr. A Bíblia diz que somos os jardineiros divinos. Somos responsáveis por cuidar dessa terra divina e cultivá-la em todo o tempo.
Somos seres humanos movidos por paixões, aptidões e artes que Deus nos deu. Ele nos colocou nessa terra para agirmos, para plantarmos, para produzirmos. Geramos filhos, trabalhamos, cuidamos de gente, cuidamos da terra em cada dia da nossa respiração. Observamos o tempo, estudamos, pensamos sobre algo novo e seguimos a vida. Sempre na dependência do dono do planeta, do dono da criação.
Somos seres humanos movidos a andar com Deus contemplando e servindo nessa criação maravilhosa que é a cortina visível que irradia a operação excelsa do pensamento divino. Por isso, não desanimamos, não paramos e nem esmorecemos, porque somos os jardineiros divinos da criação. Cuidamos a cada dia da arte do Criador. Dormimos, acordamos e celebramos cada ato da criação divina, cuidando, amando e servindo.
Tenhamos a percepção de que a cada dia que raia, viveremos como seres humanos que cuidam da criação e glorificam Deus em todo o tempo! (Alcindo Almeida)

Um comentário: