terça-feira, 15 de junho de 2021

Nada está perdido


Ontem cedo, estava lendo o livro de Rute, a moça que perdeu esposo, perdeu a referência e não sabia o que fazer da vida e optou por cuidar da sua sogra. Sua sogra foi marcada pela perda de seus filhos. Rute se sente na obrigação de amparar a sua sogra e andar com ela. Sabemos da história que desemboca no casamento de Rute com Boaz. Vemos tudo acontecendo no livro e percebemos caráter solido em Rute, percebemos santidade, firmeza, discrição, serviço e respeito.
Que mudança na vida da órfã Rute! Rute se torna a esposa de Boaz. Tudo está transformado na sua realidade da vida. Chega de humilhação, de dor e de sofrimento na vida dessa moça e da sua sogra. O Eterno Deus mudou toda a jornada da estrangeira moabita, que não tinha o direito de nada, mas agora entra na genealogia do Messias. 
O texto sagrado afirma em Rute 4:13-16: Assim, tomou Boaz a Rute, e ela passou a ser sua mulher; coabitou com ela, e o Senhor lhe concedeu que concebesse, e teve um filho. Então, as mulheres disseram a Noemi: Seja o Senhor bendito, que não deixou, hoje, de te dar um neto que será teu resgatador, e seja afamado em Israel o nome deste. Ele será restaurador da tua vida e consolador da tua velhice, pois tua nora, que te ama, o deu à luz, e ela te é melhor do que sete filhos. Noemi tomou o menino, e o pôs no regaço, e entrou a cuidar dele.
Que alegria, que festa, que regozijo no coração de Rute, Boaz e Noemi. As mulheres aparentemente abandonadas, agora têm resgate na história divina. O menino chegou para somar, para alegrar e para revigorar o coração dessas mulheres e de Boaz, o resgatador. Quem chegou? Chegou o menino Obede! Como o texto afirma: Salmom gerou a Boaz, Boaz gerou a Obede, Obede gerou a Jessé, e Jessé gerou a Davi.
Que extraordinário! Como é? Rute tem na sua descendência a Davi? Espera aí! De Davi vem o nosso resgatador divino? De Davi virá o Messias? Isso mesmo? Exatamente, de Rute, vem Davi e de Davi Cristo, o nosso Senhor e Salvador.
Que história marcante para o nosso coração. Nada está perdido, nada está fora do controle divino. Deus está no seu trono e traçou cada passo, cada momento da nossa história. Não estamos sozinhos nela, não estamos abandonados e nem perdidos. Deus continua abençoando e marcando vidas, como marcou a vida de Rute, Boaz e Noemi. Creiamos no Deus da providencia, de amor e de cuidado em nossa vida! (Alcindo Almeida)

Nenhum comentário:

Postar um comentário