sexta-feira, 4 de junho de 2021

Conexão com a alma e o coração


Zygmunt Bauman, autor de dezenas de obras em que aprofunda seu conceito de modernidade líquida disse que "os laços humanos anteriormente se davam em comunidade, e a comunidade, com seus costumes, crenças e contextos, preexiste ao indivíduo. Hoje, esses laços se dão em rede. "A rede é mantida viva por duas atividades: conectar e desconectar. O atrativo da "amizade Facebook’ é que é fácil conectar, mas a grande atração é a facilidade de desconectar", compara. Na relação frente a frente e olho no olho, quebrar as relações é traumático, porque é preciso ter razões ou inventar desculpas, mentir etc. Na internet a ruptura é fácil."
Bauman afirmou que “os laços humanos são uma bênção e uma maldição ao mesmo tempo. Bênção por ter confiança numa pessoa e se sentir capaz de fazer algo por ela, o que não existe na "amizade Facebook". Bauman lamenta que muitos jovens não sabem a riqueza que perderam, porque não viveram esse tipo de amizade. A maldição vem porque, quando se cria um laço, faz-se uma espécie de juramento de estar sempre ao lado do outro. Você empenha seu futuro. Hoje, porém, vivemos como pessoas solitárias numa multidão de solitários."
Isso é algo sério demais, porque temos uma geração muito só, fechada em si mesma e sem desenvolver amizades mais sólidas e significativas para a vida hoje. Escrevi um livro sobre amizade da alma e nele tento trabalhar a necessidade de ter amigos, ter mentores nessa vida e uso como modelo as amizades existentes nas Escrituras, como Davi e Jônatas e Jesus com seus discípulos mais próximos.
Necessitamos de amigos para ajudarem na nossa formação da vida. Não há a possibilidade de serem superficiais como Zygmunt Bauman fala “conectar e desconectar.” Amigos não são descartáveis, eles são eternos, eles ficam conosco até a morte. Eles são os meios divinos para que não permaneçamos no individualismo da vida. Eles são instrumentos da graça divina para que imitemos a comunhão que há na Trindade.
Rede social aproxima pessoas virtualmente, amigos de verdade nos aproximam do coração. Rede social trabalha com as questões superficiais da vida, amigos de verdade trabalham o coração. Não é por acaso que Salomão afirmou em Prov. 17:17: Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão.
Tenhamos amigos que nos conectam com a alma e o coração! (Alcindo Almeida)

2 comentários:

  1. Maravilha de reflexão. Pena que eu vi a geração do Facebook nascer e igualmente morrer para relacionamentos. Em jantares familiares cheguei a ficar impressionado com meu sobrinho porque não largava o celular nem pra dar boa noite nem pra cumprimentar os parentes. Hilário foi vê-lo indo orar pra jantar com o celular na mão. Absurdo, pensei. Hoje é essa geração. Valeu pastor. Deus seja louvado sempre.

    ResponderExcluir