quarta-feira, 16 de junho de 2021

Foco na vida


O grande escritor Paulo disse aos cristãos de Filipos: Por fim, irmãos, quero lhes dizer só mais uma coisa. Concentrem-se no que é verdadeiro, no que é nobre, no que é correto, no que é puro, no que é amável e no que é admirável. Pensem no que é excelente e digno de louvor. O teólogo nos convida a viver de maneira certeira, objetiva e absolutamente sincera. Seguem os conselhos dados por ele:

1. Foquemos em tudo que é verdadeiro:

Na sociedade há muitas coisas ilusórias. Há uma forma complicada de viver hoje. Há propostas indecentes e que não têm nada a ver com os valores divinos. Paulo insiste com a igreja de Filipos para viver em função do que é verdadeiro, honesto e sincero. Precisamos disso na nossa vida hoje, focar naquilo que é verdadeiro, honesto e sincero.

2. Busquemos tudo que é nobre e correto:

Paulo chama a atenção para tudo o que é respeitável, justo e correto. Muitas coisas não são respeitáveis, e os cristãos precisam tomar cuidado com elas. Isso não significa viver alheio aos fatos e movimentos que acontecem, mas tudo que é desagradável e não tem a ver com a nobreza da vida, não devemos dedicar atenção. Tudo aquilo que foge dos princípios da nobreza e justiça precisa ser afastado de nós. Tudo aquilo que atrapalha o que é nobre, não pode controlar o nosso pensamento.
Paulo também trabalha aquilo que é justo, aquilo que é correto. Um cristão que anda com Cristo, tem como primazia na vida a justiça e a retidão.

3. Busquemos tudo que é puro e amável:

Puro refere-se, provavelmente, à pureza moral, uma vez que as pessoas daquela época, eram tentadas sempre por causa da impureza sexual. Como precisamos tomar cuidado com essa área sexual, que é tão perigosa e tão complicada. O escritor aos Hebreus 12:14 afirma: Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor. Lembrando que a ideia de puro no grego é aquele que é livre de manchas. Assunto sério demais! Como precisamos dessa santidade na vida.
Amável significa atraente. Precisamos desse jeito de viver na vida. Precisamos buscar aquilo que é belo e atraente, aquilo que glorifica o nome do nosso Senhor.

4. Respiremos tudo que é admirável:

Nós como cristãos devemos encher a nossa mente com pensamentos que têm a ver com o admirável. Devemos encher a nossa mente com aquilo que glorifica o nome do Eterno Deus.

5. Pensemos no que é excelente e digno de louvor na vida:

Tudo o que tem virtude e louvor deve fazer parte da nossa motivação para nos aperfeiçoar. Tudo que tem a ver com excelência, glorifica a Deus. Isso faz parte da nossa vida e pensamento. Enchamos o nosso pensamento da Palavra e teremos o excelente em nosso ser. Que Deus nos dê graça para isso. (Alcindo Almeida)

Nenhum comentário:

Postar um comentário