segunda-feira, 14 de junho de 2021

Atração e traição


De repente surge na vida do homem de Deus, chamado Sansão, uma linda filistéia chamada Dalila. Seu nome significa flerte, ou delicadeza, e condizia bem com seu aspecto misteriosamente dúbio, em que uma sensualidade natural convivia harmonicamente com uma inesperada delicadeza. Dalila com o seu corpo belo, era um convite irresistível e ao mesmo tempo sedutor para derrubar o homem de Deus, se ele não tivesse temor divino.
Dalila não era confiável, mas atraía e foi exatamente o que aconteceu com Sansão, ele foi envolvido pelo jeito e beleza dela. Houve atração por Dalila conforme nos diz o texto em Juízes 16:4: Depois disto, aconteceu que se afeiçoou a uma mulher do vale de Soreque, a qual se chamava Dalila.
Lá estava Sansão nos seus braços e completamente apaixonado por ela, sem perceber que Dalila era uma serpente dotada de artimanhas que levariam esse guerreiro a ruína. Mas, ele estava envolvido pelos prazeres que o levavam a perder a cabeça. Dalila foi contratada pelos inimigos de Sansão para descobrir o seu segredo.
A proposta de pagamento era de mil e cem siclos de prata. Ela tentou de tudo, fez de tudo para receber essa grana, nessa hora não havia nenhum sentimento e nenhum respeito por Sansão. Até que naquela mesma noite ela recebeu Sansão novamente no seu leito, e depois de renovadas as carícias, pediu que ele revelasse a origem de sua força descomunal. Sansão respondeu com mentiras algumas vezes, até que não resistindo as propostas dessa mulher venenosa, cedeu, abriu a alma, rasgou o coração para ela e revelou o seu segredo da força. A fala dele foi: Minha força está nas minhas sete tranças – disse ele. – Sou consagrado ao Senhor desde meu nascimento, e a navalha não pode cortar jamais os meus cabelos.
A desgraça estava feita, agora era tarde demais para Sansão. Ele pensou que como livrou-se dos primeiros inimigos, poderia se livrar agora, mas sentiu que a força maior que até então o sustentara em seus combates, não tinha mais. Um dos filisteus vazou os seus olhos com a lâmina ardente da espada, tornando-o cego para sempre. Dalila se retirou e recebeu sua grana, o mal está feito.
Que dureza não? Situação caótica a do homem de Deus. Envergonhado e deixado de lado pela prostituta Dalila. Esse caiu na atração e na traição. O pecado é sempre assim, ele vem com uma forma bonita e elegante. Vem com propostas convidativas, mas o seu fim é de cegar os olhos da gente mesmo.
Sansão não percebeu o quanto o mal estava cercando-o, ele caiu direitinho, foi envolvido e enganado de maneira absurda. A dica para nós é para tomarmos cuidado com o pecado que nos assedia. Como diz o escritor aos Hebreus 12:1,2: Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.
Que o Eterno Deus nos ajude a fugir das ciladas do pecado e que o honremos em todos os momentos da nossa vida. (Alcindo Almeida)

Nenhum comentário:

Postar um comentário