Olhando para o texto de II Samuel 7, vemos o rei Davi num momento de sucesso. Conquistou tudo, venceu os seus inimigos e agora tem descanso diante deles ao seu redor. De repente, pinta a brilhante ideia de construir uma casa para Deus. Ele tem uma casa de cedros, algo bonito e bem precioso.
Ele conversa com o profeta Natã e o mesmo diz que ele pode fazer o que quiser, que Deus era com ele. Mas, não é assim que se faz. Deus então mostra para Davi como as coisas funcionam. O texto diz: Vai e dize a meu servo Davi: Assim diz o Senhor: Edificar-me-ás tu casa para minha habitação? Porque em casa nenhuma habitei desde o dia em que fiz subir os filhos de Israel do Egito até ao dia de hoje; mas tenho andado em tenda, em tabernáculo. Em todo lugar em que andei com todos os filhos de Israel, falei, acaso, alguma palavra com qualquer das suas tribos, a quem mandei apascentar o meu povo de Israel, dizendo: Por que não me edificais uma casa de cedro? Agora, pois, assim dirás ao meu servo Davi: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Tomei-te da malhada, de detrás das ovelhas, para que fosses príncipe sobre o meu povo, sobre Israel. E fui contigo, por onde quer que andaste, eliminei os teus inimigos diante de ti e fiz grande o teu nome, como só os grandes têm na terra. (2 Samuel 7:5-9)
A pegada espiritual para o coração de Davi é que Deus estava construindo uma casa e um reino para ele, não ele para Deus. Davi que precisava de uma construção divina nele, não ele realizando algo para Deus. Deus mostra para Davi que há uma construção divina nele. Deus mostra que Davi foi tirado da sua simplicidade em cuidar de ovelhas. Deus o formou, Deus trabalhou nele para que se tornasse príncipe sobre o povo.
Deus ensina para Davi que foi sempre com ele em todos os processos da vida. Deus o protegeu de Saul, de Absalão, de Golias e de outros inimigos na vida. O nome de Davi foi grande porque Deus o tornou grande, o nome de Davi ficou famoso por causa de Deus, não de Davi.
Precisamos de humildade para reconhecer Deus em nossa vida. Não somos nós que realizamos nada. Deus realiza tudo em nós, Ele que faz a nossa história acontecer. Ee que trabalha em nós nos moldando e nos lapidando na vida.
Davi aprende que a misericórdia divina o acompanha em todos os momentos da vida, e ele só permanece vivo porque Deus o amparou, o dirigiu e o sustentou em cada momento da sua vida. Saibamos dessa verdade: Deus nos sustenta, Deus no ampara e realiza tudo em nós. Como Paulo afirma em Efésios 3:20: Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós. (Alcindo Almeida)
Nenhum comentário:
Postar um comentário