quinta-feira, 24 de junho de 2021

Loucuras e estragos


Ontem estava lendo um texto em I Samuel 22:18,19 que diz: Então, disse o rei a Doegue: Volve-te e arremete contra os sacerdotes. Então, se virou Doegue, o edomita, e arremeteu contra os sacerdotes, e matou, naquele dia, oitenta e cinco homens que vestiam estola sacerdotal de linho. Também a Nobe, cidade destes sacerdotes, passou a fio de espada: homens, e mulheres, e meninos, e crianças de peito, e bois, e jumentos, e ovelhas.
O segredo precioso das Escrituras é que elas não escondem o que o ser humano é de fato. Nesse texto vemos o estado deplorável da natureza humana. O rei Saul está com ódio, inveja, remorso, medo, insegurança e um desejo de vingança diante de Davi, só por causa da musica que as mulheres cantaram e que colocaram Davi num patamar maior do que o de Saul.
A sua raiva e ódio são tão grandes que, depois que Aimeleque elogia a fidelidade de Davi na casa do rei, esse sacana e safado do Saul, manda o pilantra do Doegue matar os sacerdotes juntamente com Aimeleque. Espera aí! O rei ungido de Deus mandou fazer isso por causa do ódio para com outra pessoa? Exatamente, o homem da religião manda matar os sacerdotes sem dó, sem compaixão.
Quando lemos essa história nos assustamos com isso no meio dos homens de Deus. Como o rei Saul poderia fazer isso? Só por causa do testemunho em relação a fidelidade de Davi na casa de Saul.
Nessa história aprendemos mais uma vez que o ser humano é mal, astuto e vingativo. Aprendemos que o ódio pode ferir tanto o coração e faze-lo perder a noção de respeito e coerência na vida. Saul manda matar 85 homens de Deus que não fizeram nada de errado. Ele perde a razão, perde a espiritualidade só por causa do desejo de matar o jovem Davi.
O ódio nos destrói, o ódio acaba com o senso de equilibro no coração. A raiva amargura o coração e ele perde a noção do perigo. Não é por acaso que a Bíblia diz que a vingança pertence ao Senhor, porque toda vez que queremos nos vingar, é um estrago para nós e para os outros. Saul faz loucuras e estragos enormes por causa da vingança e ódio de Davi.
Que o Eterno Deus nunca nos deixe expressar a maldade exagerada do nosso ser. Que o Eterno Deus nos proteja de nós mesmos para que não cometamos as loucuras do nosso coração. Que o Eterno Deus nos guarde do ódio, da vingança e do rancor! (Alcindo Almeida)

Nenhum comentário:

Postar um comentário