Hoje comemoramos 503 anos da reforma protestante. O dia em que Lutero afixou suas 95 teses na porta da Igreja de Wittenberg, marcando o início da Reforma Protestante no Século 16. Com Lutero temos a abertura para a fé racional que foi trabalhada pelo entendimento das Escrituras Sagradas. Lutero é o grande pensador e estudioso das Escrituras. Ele traz a Bíblia para o povo e com a descoberta da Imprensa por Gutemberg, o povo alemão teve acesso às Escrituras Sagradas.
Em Genebra aparece João Calvino que traz uma compreensão e interpretação preciosa sobre as Escrituras. Ele escreve o comentário da Bíblia toda com exceção de Apocalipse. E escreve um Tratado da Religião Cristã, então a espiritualidade no fim da idade Média é racional e envolvida com o conhecimento das Escrituras. Neste período a ênfase não era na música, nem na liturgia e, sim, na Palavra de Deus.
O fato é que o protestantismo muda toda a visão da sociedade com as Escrituras Sagradas. Agora o povo compreende que a salvação é pela graça mediante a fé. Não precisamos comprar a salvação, só Cristo é o caminho e a verdade. Cristo quem salva os seus eleitos por meio da sua morte e ressurreição. A glória não é do homem, ela é somente do Deus Eterno.
Hoje precisamos de uma reforma no nosso cristianismo que está muito secularizado. As pessoas abandonaram a leitura das Escrituras Sagradas, não oram mais e não valorizam a casa de Deus, lá onde aprendemos mais sobre a única fé que nos conduz a Cristo.
Falta fé na vida da gente para viver mais para Deus. Os valores estão invertidos, a vida de santidade tem sido opaca e por isso, temos tantos escândalos no meio protestante.
Precisamos resgatar o exercício da fé que moveu a piedade na vida desses homens de Deus. Esses que arriscaram sua vida pela Palavra de Deus.
Precisamos de uma reforma profunda em nosso ser para que as pessoas vejam que o nosso compromisso é tão somente com a verdade de Deus que visa somente a sua glória.
Precisamos de uma reforma para que Cristo seja o centro do nosso coração sempre! (Alcindo Almeida)
Excelente texto, Rev. Alcindo. Em poucas palavras, você expôs com sabedoria, a importância da Reforma para nossos dias. Que Cristo seja o centro do nosso coração! Deus o abençoe, meu irmão.
ResponderExcluir