O monge Anselm Grun no seu livro Estabelecer limites, respeitar limites diz algo sério: "Algo que é complicado de fazer é dirigir o nosso anseio a Deus”.
Lidamos com as demandas da vida por nós mesmos. Queremos construir, resolver e planejar conforme pensamos e acreditamos. Só quando entregamos mesmo os anseios para o Deus soberano é que aprendemos a lidar com a vida da maneira correta. E penamos menos, nos desgastamos muito menos na caminhada terrena e espiritual. Uma verdade absoluta que precisamos entender é que o ser humano pertence a Deus e não a ele mesmo. É exatamente isto que Salomão nos ensina no texto de Provérbios 16.1-4: É da natureza humana fazer planos, mas a resposta certa vem do Senhor. Ainda que as pessoas se considerem puras, o Senhor examina as intenções de cada um. Confie ao Senhor tudo que você faz, e seus planos serão bem-sucedidos. O Senhor fez tudo com propósito, até mesmo o perverso para o dia da calamidade.
Salomão mostra que a palavra do coração do homem é uma, os seus planos são uma coisa, mas em contraste, quem dá a resposta final da boca é o Senhor Deus. O homem quer colocar tudo em ordem, mas, ele faz somente aquilo que está nos propósitos eternos do Pai. Salomão mostra para todos nós que Deus sabe de tudo, Ele que prova os corações e sonda-os. Ele sabe o que vai lá dentro de cada um de nós, antes mesmo de pensarmos. E Salomão nos convida para um exercício de confiança em Deus para tudo que realizamos. E sempre com a perspectiva no coração de que Deus tem propósitos firmes para nós. Ele já tem traçado cada detalhe da nossa página interna. Deus já sabe quanto ao presente e futuro do nosso ser. Porque Ele é soberano, tão soberano que já traçou na eternidade até o fim do perverso, do ímpio. Deus é soberano na nossa vida. Ele decide tudo a nosso respeito. Aqui está uma visão reformada que precisamos aplicar para nossa vida, Deus tem o controle absoluto do ontem, do hoje e do amanhã.
Não sabemos de nada, não decidimos nada sozinhos. Muitos acham que podem tudo, batem até no peito dizendo: eu resolvo tudo! Pobres coitados desses seres humanos, não conseguimos controlar um vírus, que dirá dirigir a nossa vida em todos os processos dela*. Gosto também de outra tradução do versículo 1: O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor. Resumindo, Deus está no controle e por mais que desenvolvamos projetos e metas, a vontade soberana do Eterno Deus prevalecerá para sempre. Louvado seja o nome do Deus soberano, perfeito e majestoso! (Alcindo Almeida).