quinta-feira, 23 de julho de 2020

A base da nossa fé

Toda verdade aponta para Cristo e sabemos que toda verdade é poderosa e possui um potencial muito grande quanto a libertação. A verdade é mais forte do que qualquer outra coisa, por isso, todos devemos recorrer a ela em nossa guerra contra o mal e contra a hostilidade.
Os gregos acertaram ao notar a hostilidade do mundo, mas eles erraram ao achar que poderiam vencer o mundo sendo mais espertos do que ele. Eles não perceberam que o mundo contra o qual lidavam não eram seres humanos, mas os poderes e autoridades, eles não entenderam que a batalha espiritual. Quando Paulo fala em Efésios 6 sobre essa batalha, ele menciona as peças da armadura de Deus, que equivalem ao processo de um soldado que deveria estar bem preparado com suas vestimentas, para a guerra.
O primeiro item de uma armadura era o cinto. Paulo diz: Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça. É evidente que não era o cinto para segurar as calças como usamos hoje, mas era a função de segurar tudo no lugar. Tratava-se de uma peça que dava volta no tronco do soldado, subindo da lombar até o peitoral. O papel era de manter no lugar as peças sobrepostas da armadura, além de dar ao soldado uma precisão e liberdade para ele ter os movimentos necessários numa luta. Assim, era impossível um soldado bem equipado para o combate não estar trajado com o cinto.
Da mesma forma hoje, na batalha no meio desse mundo hostil e cheio de lutas enormes, a primeira peça que vestimos é a verdade. A verdade nos dará sempre a liberdade de movimento e estaremos preparados para todas as batalhas. É impossível batalharmos contra a maldade e contra a hostilidade se estivermos envolvidos com a mentira. Não é por acaso que Jesus disse em João 8: E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. 
A verdade nos libertou para vivermos em todos os processos desse mundo com a certeza, a convicção e a leveza de andar com Deus. Então, se a verdade não for a base da nossa fé e de todas as atitudes, não temos como nos sustentar. Podemos até ser religiosos e até envolvidos com alguma coisa na igreja, mas se a verdade não está em nós, nada adiantará. Temos que conhecer a verdade na pessoa de Cristo. 
Cristo é a verdade que liberta, e quando estamos envolvidos com essa verdade, temos a Palavra da verdade dentro de nós. Assim, estaremos preparados para todas as batalhas porque a verdade está em nós e nada vence a verdade que é Cristo dentro de nós. (Alcindo Almeida)

Nenhum comentário:

Postar um comentário