Observando os escritos dos monges antigos, encontramos inúmeras vezes a palavra humildade como uma espécie de sinônimo da expressão experiência de Deus. No monacato antigo, todos os autores cantavam louvores à humildade, como a vitória sobre as paixões e os vícios. Hoje quase não se fala da humildade e muito se fala da experiência com Deus. Mas, na verdade, os dois conceitos são inseparáveis. Assim, só entendemos corretamente o conceito de experiência de Deus se o pronunciamos no mesmo sentido de humildade.
Esse assunto da humildade mexe conosco mesmo, porque vivemos na era do culto ao ser, na era do egoísmo onde devemos aparecer sempre. Vivemos numa época que precisamos demonstrar a nossa performance na sociedade, ser ninguém hoje é para os fracos. Os vitoriosos estão sempre na mídia e na ascensão. Humildade sempre nos puxa para baixo, a humildade sempre faz o outro ser visto e não nós. Humildade sempre tem a ver com o que Cristo faz em nós e não o que fazemos para Ele. Por isso, o texto sagrado afirma: Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.
Na fala do Paulo em Filipenses 2 percebemos que os valores do Reino de Deus são diferentes dos valores deste mundo. Para o mundo, ser grande é exercer poder sobre os outros. No Reino de Deus, ser grande é servir aos outros, como Cristo serviu a pecadores e aos indignos diante dele. No Reino de Deus, o serviço e a humildade são os verdadeiros poderes. Humildade é um caminho que nos ajuda a encontrar a nós mesmos e vivenciar Deus da maneira mais profunda que podemos. Porque quando praticamos a humildade, honramos o Criador e vemos que crescemos em graça e sabedoria. Quando praticamos a humildade não somos nós que aparecemos, é Cristo em nós em todo tempo.
Experiência com Deus tem a ver com o caminho da humildade de Cristo em nós hoje e sempre! (Alcindo Almeida)
Nenhum comentário:
Postar um comentário