quarta-feira, 29 de julho de 2020

Mentira não mais

Há um livro de Mario de Andrade chamado Macunaíma. O objetivo do autor é resgatar a história e as características do povo brasileiro. Macunaíma, o protagonista é a personificação da sociedade brasileira. Ele é tido como o herói que é mau caráter. Ele é herói, mas não tem coerência e nem honestidade. Ele até tem uma história sofrida, mas tudo que consegue é através da malandragem e das suas falcatruas. Ele é astuto, falho no caráter, esperto em levar vantagem, mentiroso até a morte e sem escrúpulos nenhum na vida. Engana todos que estão ao redor dele e parece ingênuo, mas na verdade é uma baita malandro.
Que história complicada né? Realmente reflete a realidade de muitos de nós. Vemos isso na politica. Pessoas que têm um discurso maravilhoso antes da eleição. Elas prometem benefícios para a sociedade e quando chegam em Brasília, viram uns malandros sem tamanho. 
Vemos a realidade da mentira em alguns comércios, vendem os seus produtos vencidos e estragados, como se o consumidor fosse bobo. Vemos a realidade da mentira em alguns hospitais, porque não dão o tratamento correto e mentem descaradamente para os seus pacientes.
Vemos a realidade da mentira em alguns meios ditos evangélicos. Pastores malandros e picaretas extorquindo os membros e arrancando o dinheiro deles na maior cara de pau e depois desfilam nos seus carros importados e nos seus jatinhos da vida.
Vemos a realidade da mentira em alguns casamentos, alguns maridos e esposas estão com os casos fora do cônjuge e vivem uma verdadeira falsidade nos sentimentos. Onde pararemos com tanta mentira?
A mentira é uma grande fraqueza do ser humano, não nos tornamos mentirosos, somos na essência. Isso é resultado de todos os filhos de Adão e independe da idade. Todos nós mentimos em alguma hora da vida. O que fazer?
A Bíblia responde claramente, o texto sagrado afirma: Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; no qual não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos.
Nós já fomos tocados pela graça de Cristo e a verdade habita em nós. O que precisamos é lutar contra a velha natureza que quer reinar em nós para que mintamos e sejamos malandros nessa vida. A nossa palavra precisa ser sim ou não. Não há meio termo e nem meia verdade. Precisamos dizer a verdade custe o que custar!
Somos revestidos do novo ser, somos transformados pela graça divina. Agora a nossa forma de agir e seguir na vida é diferente. Cristo é o centro do nosso ser. A nossa mente é dele, o nosso coração é dele. Falemos e respiremos a verdade a cada instante da nossa vida. (Alcindo Almeida)


Um comentário: