Referenciais de companheirismo e amizade

Henri Nouwen diz algo extraordinário: Em nossa sociedade voltada para a solução, é mais importante do que nunca compreender que querer aliviar a dor sem compartilhá-la é como querer salvar uma criança de uma casa em chamas sem o risco de se ferir. O envolvimento com os outros é o engajamento mais profundo nas questões cruciais de nosso semelhante.
Um texto rico demais é I Samuel 22 e ele diz que todos os que se achavam em aperto, todos os endividados e todos os amargurados de espírito se ajuntaram a Davi e ele se fez chefe deles. O número era cerca de quatrocentos homens.   
Agora imaginem o rei perseguindo Davi, ele estava em total apuro e o texto mostra claramente que no meio da crise de Davi, vem mais pepino para ele. Homens em aperto com problemas, homens e endividados e todos os amargurados de espírito. Todo este grupo está com outro homem em crise total. Mas, o texto diz para nós que Davi se fez chefe deles. A minha pergunta é: Que tipo de pessoa extraordinária é este Davi?  Pois, no meio de um terremoto grande na sua vida, ele ainda tem tempo para ser companheiro de endividados, de amargurados de espírito e de homens em aperto!
Precisamos converter o movimento da nossa vida da hostilidade para a hospitalidade, para o companheirismo. Olhem só o princípio de um moço santo de Deus. Ele está em crise profunda, mas no meio dela, quer ser amigo, companheiro, gente que está ao lado de pessoas que ninguém quer estar. Este é Davi, o amado de Deus, aquele que não mede esforços para estar ao lado de endividados, de amargurados de espírito e de homens em aperto. 
Somos chamados para este projeto. Esta função não é só dos pastores, é de todos os discípulos de Cristo. Em que lugar? Na escola, na família, no emprego, na vizinhança e no bairro que moramos. Onde os jovens estão se entregando às drogas e à vida dissoluta. Davi não é alguém que passa batido na história, ele é alguém que se preocupa com o seu semelhante, ele é hospitaleiro, é companheiro, amigo de endividados, de amargurados de espírito e de homens em aperto. Que loucura Santa! 
Cuidemos daqueles que estão ao nosso redor! Deus colocou alguns na caminhada e precisamos cuidar das pessoas. Porque são semelhantes e a Palavra de Deus nos ensina a cuidar dos mais fracos e não agradar a nós mesmos (Alcindo Almeida).

Comentários

Postagens mais visitadas