sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Todos os homens se prostram diante do Senhor dos Exércitos


- Texto para reflexão: A arca do Senhor ficou na terra dos filisteus sete meses. Responderam eles: Se enviardes a arca do Deus de Israel, não a envieis vazia, porém sem falta enviareis a ele uma oferta pela culpa; então sereis curados, e se vos fará saber por que a sua mão não se retira de vós. Então perguntaram: Qual é a oferta pela culpa que lhe havemos de enviar? Eles responderam: Segundo o número dos chefes dos filisteus, cinco tumores de ouro e cinco ratos de ouro, porque a praga é uma e a mesma sobre todos os vossos príncipes. Fazei, pois, imagens, dos vossos tumores, e dos ratos que andam destruindo a terra, e dai glória ao Deus de Israel; porventura aliviará o peso da sua mão de sobre vós, e de sobre vosso deus, e de sobre vossa terra: Por que, pois, endureceríeis os vossos corações, como os egípcios e Faraó endureceram os seus corações? Porventura depois de os haver Deus castigado, não deixaram ir o povo, e este não se foi? Agora, pois, fazei um carro novo, tomai duas vacas que estejam criando, sobre as quais não tenha vindo o jugo, atai-as ao carro e levai os seus bezerros de após elas para casa. Tomai a arca de Senhor, e ponde-a sobre o carro; também metei num cofre, ao seu lado, as jóias de ouro que haveis de oferecer ao Senhor como ofertas pela culpa; e assim a enviareis, para que se vá. Reparai então: se ela subir pelo caminho do seu termo a Bete-Semes, foi ele quem nos fez este grande mal; mas, se não, saberemos que não foi a sua mão que nos feriu, e que isto nos sucedeu por acaso. Assim, pois, fizeram aqueles homens: tomaram duas vacas que criavam, ataram-nas ao carro, e encerraram os bezerros em casa; também puseram a arca do Senhor sobre o carro, bem como e cofre com os ratos de ouro e com as imagens dos seus tumores. Então as vacas foram caminhando diretamente pelo caminho de Bete-Semes, seguindo a estrada, andando e berrando, sem se desviarem nem para a direita nem para a esquerda; e os chefes dos filisteus foram seguindo-as até o termo de Bete-Semes. Ora, andavam os de Bete-Semes fazendo a sega do trigo no vale; e, levantando os olhos, viram a arca e, vendo-a, se alegraram (I Samuel 6.1-13).

Vejam que o texto diz no versículo 1 do cap. 6 que a arca do Senhor ficou na terra dos filisteus sete meses. Eles resolvem devolver a Arca e demonstram a reverência e o reconhecimento de que o Deus de Israel vive. Eles mandam oferta pela culpa. Os sacerdotes estipulam cinco tumores de ouro e cinco ratos de ouro. E pedem para os filisteus darem glória ao Deus de Israel. Porque assim, ele aliviaria o peso da sua mão de sobre eles e de sobre a terra deles.
Alem disso, os sacerdotes dizem no versículo 8 para eles tomarem a arca de Senhor, e colocá-la sobre o carro, colocar num cofre, ao seu lado, as jóias de ouro que eles haveriam de oferecer ao Senhor como ofertas pela culpa. E no versículo 13 quando a Arca passa pelos de Bete-Semes que estão fazendo a sega do trigo no vale, eles vendo-a, se alegraram. E quando eles olham para dentro da Arca, o Senhor os fere. Cinqüenta mil e setenta homens são feridos com morte. E a grande indagação deles é: Quem poderia subsistir perante o Senhor, este Deus santo? E para quem subirá de nós?
Que coisa extraordinária! Todos os homens prostram-se diante do criador. É como Calvino mesmo diz que: “A aparência do céu e da terra compele até mesmo os ímpios a reconhecerem que algum criador existe” (CALVINO, João. Exposição de Hebreus. São Paulo: Parakletos, 1997 - Hb 11.3, p. 299).
Todos os reinos, povos e nações reconhecem que há um criador, um ser superior no universo. De fato, Deus é criador. E aqui no texto, basta Deus se manifestar através de uma arca. A arca é o mover de Deus para que os filisteus reconheçam a majestade e glória de Deus. Basta os de Bete-Semes olharem para dentro da arca e verem o grande poder de Deus.
Aqui através da arca, percebemos que os homens se prostram e aprendem que o panteísmo é nulo, é irreal (N.L. GEISLER & P.D. FEINBERG. Introdução à Filosofia. p. 220). Porque o mesmo diz que tudo, todas as coisas são imanentes e que não há nenhuma realidade transcendente; por isso, deus e o mundo formam uma unidade essencial, sendo, portanto, a mesma coisa. Daí a negação da transcendência de Deus visto que ele se confunde com a própria matéria, sendo esta a própria manifestação de Deus.[1]
Deus é verdadeiro e faz com que através de um simples objeto, a sua majestade, o seu poder sejam manifestos para que reconheçam quem ele é.
Vejam que temos o Deus criador que se manifesta sim. Não temos um Deus frouxo, um deus deísta que largou a sua criação e deixa a coisa rolar. Não temos um Deus frio, distante, mas um Deus que evidencia o seu poder e faz com que toda boca confesse que ele é Senhor. Que faz com que todo joelho se dobre perante sua majestade e glória.
Ele mesmo que faz com que um Nabucodonosor que constrói uma estátua para a sua própria adoração, diga: Agora, pois, eu Nabucodonosor, louvo e exalto e glorifico ao Rei do céu, porque todas as suas obras são verdadeiras, os seus caminhos justos, e pode humilhar aos que andam na soberba (Dn. 4.37).
Encerro esta reflexão citando uma canção que expressa a grandeza e majestade deste Deus a quem servimos:

Deus supremo és Soberano em glória.
És incomparável em tua formosura.
És incomparável em tua majestade.
Não há outro Deus como Jeová.
Não há outro Deus além do Senhor.
Não há no céu, não há na terra.
Não há no mar Deus como o Senhor.

Que a graça do Pai caia sobre nós para que valorizemos a honra de termos este poderoso Deus no nosso coração.

__________________________
[1] O termo foi usado pela primeira vez em 1709 por Fay; seu adversário, J. Toland, usara em 1705 a expressão “panteísta”. (Cf. Panteísmo: In: N. ABBAGNANO, Dicionário de Filosofia, p. 712; Panteísmo: In: A. LALANDE, Vocabulário Técnico e Crítico da Filosofia, p. 786. Para uma abordagem do conceito panteísta através da História, Vd. Panteísmo: In: Russel N. CHAMPLIN & João M. BENTES, Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia, Vol. 5, p. 40-41.

Nenhum comentário:

Postar um comentário