sexta-feira, 17 de agosto de 2007

A Palavra de Deus penetra o nosso coração


- Texto para reflexão: Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração (Hb. 4.12).

O que significa viver no segredo da face de Deus, viver imerso na presença de Deus? O que significa ouvir a voz do eterno em nosso coração? Onde podemos ter exortação, correção e encorajamento para viver em dias tão complicados e corridos?
Com toda a certeza a resposta destas perguntas está na Palavra de Deus, na própria voz de Deus por meio da Escritura. Então, o que ela é para nós?
1. A Palavra de Deus é viva e eficaz: Agostinho diz que da cidade santa Deus enviou carta para os seus servos: as Sagradas Escrituras. Elas tratam do nosso coração porque elas são vivas e ativas em nosso interior. A Palavra de Deus aplica o seu poder na vida dos eleitos com o fim de provocar reconhecimento da verdade que está contida nela. A Palavra de Deus é aplicada em nós para que jamais fujamos da graça de Deus. A Palavra de Deus é aplicada em nós para que vejamos de fato o quanto ela é poderosa e ativa.
2. Ela é mais cortante do que qualquer espada de dois gumes: por ela ser tão poderosa e eficaz é mais cortante do que qualquer espada. Ela atua de maneira restringente até na vida daqueles que não a respeitam, daqueles que não andam com Deus. Ela penetra o coração do ímpio mostrando juízo. Ela faz a sociedade viver de maneira mais temente. Ela faz com que a violência seja menor na vida das pessoas. Ela faz com que as pessoas se respeitem mais. A Palavra vai na vida das pessoas por meio do senso de religião que Deus colocou em todos os seres humanos. Então, a Palavra é proclamada a fim de produzir um corte no coração para que a vida seja mais digna e mais respeitada. Na época uma espada só cortava de um lado. O poder da Palavra é tão forte que ela é como uma espada que corta dos dois lados (CALVINO, 1997, 112).
3. Ela penetra até a divisão de alma e espírito, de juntas e medulas: a Palavra de Deus é poderosa para verificar todas as afeições do nosso coração. Tanto as intelectuais como as emocionais. A idéia de divisão de alma e espírito, de juntas e medulas é que ela testa a alma toda de um ser humano. Ela explora todos os pensamentos e sonda toda a nossa vontade e desejos do nosso coração. Ela penetra as juntas expressando que não há nada oculto numa pessoa que ela não descubra. A Palavra sonda o coração da pessoa mais fechada do mundo. Ninguém é tão secreto que a Palavra não descubra os segredos. Ela vai lá no mais profundo do ser humano e desvenda os mistérios do coração.
4. Ela é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração: a Palavra é capaz de trazer à mente humana a luz do conhecimento. Não trevas que impeçam o penetrar da Palavra no coração humano. Às vezes, estamos tristes, desanimados e enganamos as pessoas que estão ao nosso redor, mas diante da Palavra que é apta para discernir tudo, não conseguimos. Porque ela dissipa tudo, descobre tudo, penetra todo o nosso ser. A Palavra de Deus descobre as angústias que afligem a nossa alma no mais profundo dela. Ela descobre os pensamentos impuros que nos afastam da graça de Deus. Ela descobre os planos horríveis que maquinamos contra o nosso próximo. Ela sabe de todos os pensamentos ruins que passam na mente e no coração. A Palavra vai lá dentro de nós mesmos e rasga a nossa alma com o seu poder. Ela averigua tudo, penetra tudo e discerni o que se passa dentro de nós. Por isso, a Palavra é viva e eficaz sempre na nossa vida porque ela vai no nosso íntimo e penetra em tudo o que somos e queremos fazer. Sendo assim, devemos louvar ao Senhor da Palavra que um dia a colocou em nosso coração para termos uma direção e um guiar da Palavra todos os dias da vida!


Pr. Alcindo Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário