sexta-feira, 17 de agosto de 2007

As ações do Cordeiro de Deus




- Texto para reflexão: Pois o Cordeiro de Deus que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima (Ap. 7.17).

Eugene Peterson diz que são as visões verdadeiras, não as ilusões, que fazem as coisas acontecerem (PETERSON, 2005, p. 70). Não é uma ilusão que o Cordeiro de Deus se encontra no trono. Não é uma ilusão que o Cordeiro de Deus apascenta e nos guia as fontes de água vivas. Não é uma ilusão que o Cordeiro de Deus se encontra no trono enxugará toda lágrima dos olhos.
Deus nos amou em Cristo Jesus, ele deu o seu Filho para tomar o nosso lugar na cruz do Calvário. Com o seu sangue precioso ele nos comprou para a vida. A Palavra em clara em afirmar que ele nos tirou do império das trevas e nos transportou para o Reino de seu Filho. O Cordeiro de Deus fez tudo isto por amor e graça. Agora o Cordeiro de Deus se encontra assentado no trono e faz as seguintes ações em favor daqueles que ele mesmo comprou:

1. Ele nos apascenta sempre: ele nos acorda todas as manhãs, desperta os ouvidos para escutar os seus ensinamentos profundos como pastor da nossa alma. Como Davi expressa no Salmo 23.1, o Senhor é a sua primordial providência na vida e portanto, nada lhe faltará seja de bom ou de ruim. Davi diz nos vers. 2 e 3: Deitar-me faz em pastos verdejantes; guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma.... Davi expressa o descanso total que há para a sua vida em Deus, quando ele diz que o Senhor o faz repousar em pastos verdejantes, ou seja, apriscos que eram preparados em pastagens de terrenos férteis, nos quais pudesse se proteger do calor do sol. Uma ovelha numa pastagem desta, não sofreria nenhum cansaço. E quanto a guiar à águas tranqüilas Davi quer expressar que não é um lugar onde há correntezas fortes que impedem as ovelhas de beberem água, e descansarem de maneira tranqüila. Então, ele como ovelha do Senhor tem um lugar de tranqüilidade na presença de Deus e ali pode descansar e acompanhar o fluir suave das águas (CALVINO, 1998, pp. 512-513). Daí, Davi não tem falta alguma na sua vida, pois, toda a providência de cuidado da parte de Deus está na sua vida. Por isso, Davi diz que o Senhor restaura a sua alma. O Cordeiro nos apascenta em todo o nosso caminhar.

2. Ele nos guia para as fontes da água da vida: a mesma idéia do Salmo 23 é enfatizada aqui. O Cordeiro nos guia para um tempo de refrigério, um tempo de descanso em sua presença. Quando Jesus se encontra com a mulher samaritana ele pede água para beber. Ela então questiona e diz que Jesus sendo judeu pede de beber uma mulher samaritana. E Jesus diz a ela que se tivesse conhecido o dom de Deus e quem era o que pedia água, ela teria pedido e ele daria água viva. E na conversa com ela, Jesus diz em Jo. 4.14: Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna. A resposta imediata daquela mulher foi: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, nem venha aqui tirá-la. O Cordeiro nos guia para as fontes porque ele é a própria fonte. É dele que vem a água que sacia a nossa sede espiritual, é dele que vem a fonte para nos alimentarmos de maneira perfeita e absoluta. Ele nos comprou para alimentar o nosso ser com a água que traz vida eterna para sempre.

3. Ele enxugará toda lágrima dos olhos: com a visão do Cordeiro em nosso coração percebemos que a vida humana depende totalmente de Deus. Não podemos dar um passo sem a direção dele. Por isso, só ele pode enxugar as lágrimas dos olhos. Só ele pode entender a dor de uma mãe que perde o seu filho ainda jovem. Só ele pode entender a dor de um filho que perde o seu pai antes de vê-lo com a vida formada. Só o Cordeiro de Deus pode enxugar as lágrimas daquela moça que sofre com um tumor no seu corpo e ninguém mostra cura. Só o Cordeiro de Deus pode enxugar as lágrimas daquela senhora que vê o seu netinho enfermo num leito de hospital. Só o Cordeiro de Deus pode enxugar as lágrimas de todos nós. Sabem por quê?
Porque ele nos comprou na cruz do Calvário com o seu sangue precioso.


Alcindo Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário