Um coração que ora e trabalha na vida


Texto para refletir: Neemias 4.1-9

Os homens segundo o coração de Deus têm traços de caráter sério e comprometido com a oração e trabalho no Reino de Deus. Um homem segundo o coração de Deus é aquele que anseia por agradar a Deus, é aquele que possui um coração que obedece (GEORGE, Jim. Um homem segundo o coração de Deus. São Paulo: United Press, 2005, p. 46). O texto de Atos 13.22 afirma que Davi fazia a vontade de Deus porque tinha um coração voltado para Deus.
Quando olhamos para o servo de Deus chamado Neemias, percebemos que ele é um homem que possui uma visão do coração voltado para Deus. E uma visão requer iniciativa e no Reino de Deus temos que fazer acontecer as coisas com todas as nossas forças. Uma visão requer integridade, isto é, viver uma vida pautada pela fé se lembrando de que Deus nos julga pelos valores do coração, os valores invisíveis, do fundo do nosso ser.
Vejam que Neemias tem uma visão de Deus. A visão é a de reconstruir os muros e a cidade de Jerusalém. Neemias não é isento do sofrimento na visão de Deus. E na sua trajetória de obedecer à visão de Deus, há ataques para ele desanimar na obra que intenta fazer na presença de Deus.
Quero compartilhar sobre como devemos nos portar para levar a sério a visão de Deus e a obediência com um coração sincero e verdadeiro diante dele. Um coração que opa e depende de Deus para tudo.
Tenhamos tempo com Deus:
O texto afirma que Neemias foi orar quando estava em desprezo. Ele no meio das dificuldades da vida ela conversou com Deus. Quando olhamos para o capítulo 1.4, Neemias se prepara na presença de Deus para depois ir falar com o rei Artaxerxes sobre a situação do seu povo. Invista tempo com Deus; Salomão tinha tempo com Deus; Davi tinha tempo com Deus; Salomão tinha tempo com Deus; Davi tinha tempo com Deus; Salomão tinha tempo com Deus; Ana tinha tempo com Deus; Moisés tinha tempo com Deus; Maria tinha tempo com Deus. Se você não tiver tempo com Deus, sua vida espiritual será uma derrota.
Seja corajoso e firme na batalha no Reino:
O texto afirma no versículo 6 que eles edificaram o muro e se fechou até metade. Porque o povo tinha ânimo para trabalhar. Por que desanimamos na vida?
Por que não levamos a sério a vida de dedicação a Deus?
Neemias não para, ele vai em frente na batalha pela conquista dos ideais de reconstruir o muro. Sejamos valentes e não desistamos. Deus está ao nosso lado como esteve com o povo na travessia do mar Vermelho.
Como permanecer firme e corajoso na vida espiritual?
Comece no lugar onde está;
Dê ênfase para as prioridades na vida;
Faça uma lista, uma agenda de oração diária na vida;
Lembre-se de que a oração é um dos itens mais importantes para uma vida de coragem e firmeza.
No versículo 9 Neemias e o povo busca coragem na oração. Eles trabalham a noite inteira, eles têm armas nas mãos para fortalecer a jornada, nas antes eles oram a Deus.
Quando somos homens segundo o coração de Deus ninguém nos resiste. Deus estará sempre nos levando na sua graça.
Que o eterno Deus nos ajude a entender estas verdades.

Alcindo Almeida
IGREJA PRESBITERIANA DE PIRITUBAR


Você também pode gostar

0 comentários