quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Leituras em novembro de 2023

1. LAWRENCE, Frank Laubach. Praticando a presença de Deus. Como alcançar a vida cristã profunda. Rio de Janeiro: Danprewan, 2003. Praticando a Presença de Deus' é um clássico da literatura cristã! Esta é a segunda edição em português de um livro inspirador para os cristãos que almejam alcançar um relacionamento com Deus. A obra é um relato das experiências de Lawrence e Laubach sobre viver na presença do Senhor. Em alguns trechos o leitor poderá identificá-la como um diário das experiências vividas pelos autores. Em outros momentos, a leitura o levará a uma reflexão sobre a busca de um Deus pessoal. É uma ferramenta muito eficaz, na prática da meditação bíblica. Irmão Lawrence e Frank Laubach não foram contemporâneos. Viveram em épocas diferente, Lawrence no século XVII e Laubach no século XIX. Mesmo não se conhecendo, tiveram algo em comum: buscar um relacionamento real com Deus. Para isso se disciplinaram a viver, minuto-a-minuto, num constante diálogo com Deus. Contém 153 páginas. 

2. LUTZER, Erwin. Os brados da cruz. Uma jornada no interior do coração de Jesus. São Paulo: Editora Vida, 2003. O livro Os Brados da Cruz, do renomado escritor Erwin Lutzer conduz os leitores à maior e mais empolgante das viagens: ao interior do coração de Jesus. Essa jornada percorre sete momentos singulares na vida de Cristo: suas últimas palavras na cruz. Cada brado não foi proferido em vão. Repletos de significado para todas as gerações, eles ainda guardam a mesma força de quando foram emitidos no Calvário. São brados que exprimem perdão, compaixão, resignação e vitória. Acima de tudo, revelam a plena humanidade de Cristo e seu exemplo de vida em cumprir a vontade do Pai até o último instante de vida. O livro Os Brados da Cruz ainda são ouvidos em nossos dias. Clamam ao coração do homem e querem conquistá-lo. Permita que as últimas palavras de Jesus toquem, surpreendam e transformem sua vida. Quando melhor compreendermos o que ela deve significar para cada um de nós. Quem tem ouvidos ouça! Leia o livro Os brados da cruz. Contém 166 páginas.

3. FERGUSON, Sinclair B. Somente Cristo: Legalismo, antinomianismo e a certeza do Evangelho. São Paulo: Editora Vida Nova, 2019. Desde os dias da igreja primitiva, os cristãos lutam para compreender a relação entre lei e evangelho. Se a salvação é pela graça e a lei não pode salvar, como afirma o apóstolo Paulo, qual a relevância da lei para os cristãos de hoje? Ao revisitar a famosa mas esquecida “controvérsia do cerne” que, no século 18, acentuou o debate acerca da relação e da proporção adequada entre a graça de Deus e nossas obras —, Sinclair B. Ferguson explora essa questão central e por isso ainda tão relevante. Ao fazê-lo, explica como nossa compreensão da relação entre lei e evangelho determina a maneira de encararmos o evangelismo, a busca da santificação e até mesmo nossa compreensão do próprio Deus. Contém 304 páginas. 

4. FLÁVIO, Anderson. (org.) Conexões entre psicologia e espiritualidade. São Paulo: Editora Scortecci Editora, 2023. No livro, que é da Scortecci Editora, os leitores encontrarão conhecimento sobre a espiritualidade feminina, sobre a importância da gratidão como um componente da espiritualidade, a discussão religiosa entre ansiedade e pecado, alguns aspectos da inteligência espiritual, a relação entre a arte da música e a espiritualidade e sobre a espiritualidade da juventude. A publicação faz ainda algumas considerações sobre a psicanálise e a espiritualidade, sobre o processo de luto e a espiritualidade e, por fim, sobre os efeitos da espiritualidade na família. Contém 212 páginas.

5. YANCEY, Philip. Onde bateu a luz. A história de um dos mais premiados escritores cristãos da atualidade. São Paulo: Editora Mundo Cristão, 2022. Onde bateu a luz apresenta a narrativa autobiográfica de Philip Yancey, um dos maiores escritores cristãos da atualidade. Seu ambiente é uma América do pós-guerra em ebulição, em que o fundamentalismo religioso e o movimento dos direitos civis colidem. A morte do pai em meio a um surto de poliomielite quando Philip ainda era criança mergulha sua família numa severa crise, com repercussões para toda a vida. Em páginas de beleza ímpar, Yancey narra seu despertar para o amor e a graça de Deus, que se revelam o caminho para superar os fardos do passado e as tragédias familiares mais pungentes. A obra, assim, não apenas retrata o papel da fé no mundo contemporâneo, mas é desde já um clássico da literatura cristã, uma autobiografia espiritual capaz de tocar profundamente o coração dos leitores. Contém 304 páginas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário