sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Nossa alegria não é energética


Henri Nouwen diz que nossa concepção sobre a alegria é baseada no sucesso, no progresso e nas soluções fáceis para nossas mazelas e problemas. Só não podemos esquecer que a alegria e felicidade não passa pelo sucesso e nem pelo dinheiro. 
A nossa alegria não é energética, como total ausência de angústias, dores e sofrimentos, e uma constante presença de felicidade constante. Claro que a alegria de Cristo nos preenche completamente no ser, mas a nossa alegria não significa ausência de dor, de angústia e pesar. Sofremos na vida, temos feridas na alma. Choramos mesmo sendo pessoas alegres em Cristo Jesus.
Temos os dias de noites escuras, temos os momentos de perdas em que o choro vem, embora a alegria também invade sempre o nosso ser. A oração do profeta Habacuque apresenta uma fala prudente e valiosa, cheia de realidade e profundidade: Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.  
Isso não é confissão positiva, ele não determina que a figueira florescerá e nem amarra as tristezas que vêm sobre o seu coração, mas aprende que sua alegria é real, apesar das dificuldades e lutas da vida. Habacuque nos ensina que mesmo que as coisas piorem, ainda assim se alegrará no Senhor sempre. Portanto, na hora da dor e das perdas, nos alegrmoes no Eterno Deus. (Alcindo Almeida)

2 comentários: