quinta-feira, 22 de junho de 2023

O sofrimento é necessário


Paulo trabalhou muito a questão do sofrimento na vida. Ele disse em 
2 Coríntios 11:30 e 31: Se tenho de gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza. O Deus e Pai do Senhor Jesus, que é eternamente bendito, sabe que não minto.  
O sofrimento é necessário na nossa vida, porque ele prova a profundidade da nossa fé. O sofrimento é necessário, porque ele nos ensina sobre a graça da humildade. O sofrimento mostra a nossa impotência, fraqueza, limitação e necessidade de Deus. O sofrimento nos coloca diante de Deus e nos torna mais realistas no sentido de compreender a fragilidade e vulnerabilidade humana.
O sofrimento nos convida a perceber o quanto somos pó, barro e o quanto não conseguimos andar sozinhos. Quando vemos uma pessoa padecendo no leito de dor e nada resolve, clamamos para o Eterno Deus, reconhecendo a nossa pequenez.
O sofrimento mostra que a sombra de tristeza, da dor e da angústia é parte dos seres humanos caídos, convivemos com a dor na vida. Perdemos pessoas queridas, sofremos acidentes e ficamos debilitados. Perdemos a visão, sofremos com as doenças que afetam o normal no cotidiano. Perdemos oportunidades que causam sofrimento. Perdemos a namorada, perdemos o emprego, perdemos processos. Tudo isso gera sofrimento em nosso ser!
Diante de tudo isso, diante da fornalha do sofrimento temos algo que nos conforta e nos ajuda a passar por ele: o Eterno Deus está presente, mesmo quando não temos uma solução para a dor e o sofrimento. Podemos ter esperança no meio do sofrimento, porque temos Cristo em nossa vida. Somos consolados pela graça divina e isso fortalece a nossa fé. Somos cuidados pelo Senhor na hora da dor e do sofrimento. 
Louvado seja o Eterno Deus pela presença, paz e cuidado na dor! (Alcindo Almeida)

3 comentários:

  1. O Sofrimento precisa ser compartilhado com o Pai ,com um amigo , com os irmãos, Deus nos dá força diante das dificuldades

    ResponderExcluir