terça-feira, 6 de junho de 2023

A oração é um refúgio


O grande propósito da oração é alcançar o silêncio, no qual todos os pensamentos deixam de existir, quando somos um com Deus. Os monges dizem: "A dignidade do ser humano consiste em orar sem distração. Isso significa tornar-se um com Deus."
Orar significa alcançar o espaço onde Deus é centro de tudo em nós, nada mais importa, nada mais é precioso como está na presença do Eterno Deus. Lá, nessa presença desfrutamos de quem Deus é, o que Ele tem para nós e nos alimentamos da comunhão profunda com Ele.
A oração, portanto, é um refúgio, um espaço de liberdade, onde nenhuma pessoa é mais importante do que Deus. As contas não são lembradas, a agenda é esquecida, os compromissos ficam para depois. Tudo fica para depois desse tempo de contemplação, oração e meditação em Deus. Nessa hora de silêncio e oração não importa nada, nada e nada, a não ser Deus. 
Quando o propósito da oração está em segundo plano, Deus não é a nossa prioridade. Alguns amam a agenda primeiro, ganhar dinheiro primeiro, lotar o dia de atividades, mas a oração fica para domingo na hora do culto. O resultado será de fraqueza espiritual, sono profundo na espiritualidade. Será de vida oca na intimidade com Deus. Exatamente, por isso, que o salmista afirma no Salmo 25.14: A intimidade do Senhor é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança.
Realmente a oração é um refúgio para alma, um conforto para nossa alma, uma experiência que nos deixa mais próximos do Eterno Deus. Ela nos faz descansar na soberania, na graça e no amor do Senhor. Oremos, oremos e oremos sempre! (Alcindo Almeida)


Nenhum comentário:

Postar um comentário