Temos muita dificuldade em trabalhar a prática do perdão em nossa caminhada com as pessoas. A Bíblia afirma em Colossenses 3:13-14: Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição.
Para que suportemos e perdoemos aqueles que nos feriram, precisamos tratar a realidade de que fomos feridos e essa ferida precisa ser tratada. Não é possível ignorar ou recalcar a dor, mas enfrentá-la. Levar a sério a nossa dor é algo necessário. Quando alguém nos fere, a marca fica, e quando não perdoamos quem nos feriu, nós que sofremos e a dor é somente nossa.
O problema é que essa ferida não curada gera muito rancor e muita raiva. A raiva é a força que nos distancia do outro, e nos faz ignorar os fatos e o problema da ferida aberta. Algumas pessoas foram espancadas e a dor ficou lá dentro, outras foram abusadas tanto no corpo, como nas emoções. E quando elas não perdoam, a dor fica latente. Essas pessoas ficam cheias de tristeza na alma.
O que aconteceu lá traz quanto as feridas, traz resultados profundos na alma. A caixa preta precisa ser aberta para resolver as questões da ferida, da dor e da tristeza.
Vejam que a fala de Paulo é bem séria. Ele diz: Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós. O perdão é um ato de libertação de tudo que está dentro de nós por causa do ferimento, da dor e da tristeza instaladas no interior do nosso ser.
O perdão é um ato que nos tira o peso que temos com o outro que nos feriu. Ele nunca mais nos trará danos na alma. Precisamos transformar a nossa ferida em graça. Assim como o Senhor nos perdoa, também devemos fazer o mesmo.
O primeiro processo já aconteceu em nosso ser, somos perdoados para que também perdoemos os que nos feriram. O perdão nos transforma em bons terapeutas, que lidam com outros feridos. Aqueles que sofreram abusos, violências, abandonos, alguma rejeição e espancamentos. Aqueles que foram feridos na alma têm a graça do perdão diante daqueles que fizeram isso. Essa graça vem de cima para o nosso coração.
Jesus Cristo de Nazaré foi a cruz por nós, lá Ele nos perdoou, nos redimiu, nos amou e nos resgatou. Somos livres para amar, porque Ele nos amou primeiro. Com Cristo em nosso ser, temos a graça de perdoar todos aqueles que nos feriram na estrada da vida. Nós perdoamos não com o nosso perdão, mas com o perdão que vem da cruz de Jesus Cristo de Nazaré. (Alcindo Almeida)
👏 Amém
ResponderExcluir