Em Marcos 1.4 ele pregava o arrependimento para remissão dos pecados. Em Mt. 3.2 temos o cerne de sua mensagem: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus. Em Lucas 3 João tratou duramente a multidão enfatizando a conversão. Ele disse: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira que está para vir? Produzi, pois, frutos de arrependimento, e não comeceis a dizer em vós mesmos: Temos Abraão por pai; porque eu vos digo que até destas pedras pode Deus suscitar filhos a Abraão. Está já posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não dá bom fruto, corta-se a lança no fogo. (Lucas 3.7-9)
Para João o importante era anunciar o caminho de arrependimento para o povo de Israel. E a exortação era que, o importante não era a religião judaica, por melhor que fosse à época. Era importante ter uma vida seguida de arrependimento, de mudança de vida. Por isso, João pregava a conversão do povo ao Senhor Deus de coração. Era preciso haver uma mudança, uma transformação para se chegar a Deus.
Era preciso que o Senhor produzisse uma regeneração no coração dos homens para que houvesse arrependimento na vida do povo. Portanto, esta era a pregação de João Batista: Arrependei-vos, arrependei-vos.
Temos que nos espelhar em João Batista que nunca apelou na sua pregação, nem diante de Caifás, nem tão pouco diante de Herodes que o temia por causa da sua maneira de viver com Jesus Cristo. Precisamos ter no nosso coração o desejo de pregar fielmente a mensagem do Senhor Jesus Cristo, que é: Arrependei-vos, arrependei-vos por que já é chegado o Reino de Deus.
Não podemos apelar na pregação do Evangelho como muitos, barateando o Evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo. Quando dizem: Venham para Jesus, ele precisa de vocês, ele ama a vocês, ele está apavorado atrás de vocês. Não, mil vezes não! Precisamos ter a pregação de João Batista nos lábios: Arrependei-vos e crede no evangelho do Senhor Jesus Cristo. Vocês precisam e carecem de Jesus e do seu perdão para remissão dos pecados. (Livro: Vida sincera)
Amém, Deus seja louvado.
ResponderExcluir