quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Leituras em janeiro de 2023


1. PLANTINGA, Alvin. Conhecimento e crença cristã. Brasília: Editora Monergismo, 2016. O livro é um marco para a discussão da racionalidade da crença cristã. Esta esplêndida versão reduzida das propostas deste livro torna-o acessível para os leitores e estudantes fora do campo da filosofia. É um imenso prazer dar as boas-vindas a esta versão de uma obra seminal. As marcas da humildade e do brilhantismo de Plantinga estão aqui presentes; ninguém pode ler este livro sem ser espiritualmente estimulado e intelectualmente desafiado. Contém 224 páginas. 

2. VANHOOZER, Kevin J. Tornando-se um pastor teólogo: Identidades e possibilidades para a liderança da igreja. Minas Gerais: Editora Ultimato, 2020. Durante séculos, os papéis de "pastor" e "teólogo" estiveram entrelaçados. Havia clareza sobre quem é o pastor e o que ele faz. No entanto, nas últimas décadas estes dois papéis seguiram caminhos separados. Uma crise de identidade e uma trágica divisão de trabalho atormentam o ministério pastoral e a igreja. Tornando-se um Pastor Teólogo" aponta exemplos históricos, bem como as dimensões bíblica e pública do chamado e da vocação pastoral. Uma seleção de textos e autores notáveis apresenta o papel essencial das Escrituras no ministério do pastor teólogo para a igreja dos nossos dias, enfraquecida teologicamente e débil na sua eclesiologia. Contém 240 páginas. 

3. STREET, John. Homens aconselhando homens. São Paulo: Editora Nutra Publicações, 2014. Vivemos em uma cultura onde a definição de homem é confusa e corrompida porque as pessoas rejeitaram a Deus e Sua Palavra e enveredaram-se por um caminho idólatra preferindo adorar a criatura ao Criador. (Rm 1.21,25) Nossa cultura sofre pelo fato de ter rejeitado ao Criador e seus desígnios para Sua criatura. Não há sabedoria do alto numa sociedade que muda a verdade de Deus em mentira e muda a glória de Deus em semelhança do que é corruptível. (Rm 1.23,25) Embora reivindique para si ser sábia e evoluída, aos olhos de Deus a nossa cultura é louca, nula em seus raciocínios, obscurecida (Rm 1.21,22) e os conselhos que oferece para os homens são conselhos loucos, desprovidos da sabedoria divina. Este livro visa lidar com os muitos dilemas da vida de um homem, não pela perspectiva corrompida e distorcida do nosso tempo, que não define nem distingue mais as características masculinas, e sim pela perspectiva da imutável, santa, incorruptível e perfeita Palavra de Deus. São conselhos que visam tornar o homem mais piedoso, mais consciente de sua própria pecaminosidade bem como da grandeza e santidade de Deus. Contém 568 páginas.  

4. CHAPMAN, Gary e R. York Moore. Visto, conhecido, amado. São Paulo: Editora Mundo Cristão, 2022. Fomos projetados para desejar o amor de maneira única. Embora você possa estar cercado por amigos e familiares amorosos, às vezes seus desejos mais profundos permanecem aparentemente insatisfeitos. Depois do sucesso de vendas do livro, As 5 linguagens do amor tem ajudado milhões de leitores a compreenderem a sua linguagem de amor e a linguagem da pessoa com quem eles se relacionam. Mas Chapman e Moore vão além ao mostrar que essas mesmas linguagens também são usadas por Deus para se comunicar conosco. Neste livro você descobrirá como Deus contribui uma linguagem de amor no âmago de quem você é. Contém 94 páginas. 

5.  WRIGHT, N.T. Indicadores fragmentados. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2020. Justiça, Amor, Espiritualidade, Beleza, Liberdade, Verdade e Poder. Esses são os ideais pelos quais todos se esforçam, são inerentes à humanidade, mas por que tantas vezes parecem inatingíveis? Se não vivermos de acordo com esses ideais ou “indicadores”, nossas sociedades e vidas individuais ficarão desequilibradas, gerando raiva e frustração – emoções negativas que nos separam de nós mesmos e de Deus.Com base na sabedoria do Evangelho de João, N. T. Wright explica por que esses sete indicadores são encarados como fragmentados. Ele também mostra como o cristianismo proporciona a visão, orientação e esperança para torná-los inteiros mais uma vez, curando a nós mesmos e ao mundo. Contém 208 páginas.  

6. CHAPMAN, Gary. Comunicação e Intimidade. São Paulo: Editora Mundo Cristão, 2021. O segredo para fortalecer seu casamento. Em Comunicação & Intimidade, Gary Chapman, doutor em Antropologia e aclamado autor de livros sobre relacionamento conjugal, oferece orientação para homens e mulheres que desejam viver a vida a dois com plenitude, afinidade e jovialidade, tornando o convívio diário prazeroso e enriquecedor para ambos. Com especial habilidade para tocar nas feridas que precisam ser tocadas, a fim de que haja cura, o autor foge de abordagens teóricas e impraticáveis e trabalha questões cruciais para a solução de dissabores que afetam a saúde do casamento. Comunicação & Intimidade é um livro para a vida real, sem maquiagens ou artificialidades, para quem reconhece suas fraquezas e caprichos, mas deseja superá-los para ser e fazer o cônjuge feliz. Contém 296 páginas.  

7. LAWSON, Steven J. A arte expositiva de João Calvino. Um perfil de homens piedosos. São Paulo: Editora Fiel, 2008. Esta obra é um retrato fiel de Calvino como pregador. Aqui vemos as convicções mais profundas que determinaram seu estilo de pregação, os passos que deu para a preparação da mensagem e a técnica que usou ao lidar com a Palavra de Deus - interpretando-a e aplicando-a a sua congregação. O autor oferece-nos grande encorajamento através do ministério de púlpito do grande reformador. Contém 142 páginas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário