sábado, 31 de dezembro de 2022

Leituras em dezembro de 2022



1. WILSON, Douglas. Osso dos meus ossos: homilias de casamento, volume I. Brasília: Editora Monergismo, 2022Douglas celebrou mais de 150 cerimônias de casamento ao longo de mais de quatro décadas de ministério pastoral, encorajando os noivos a glorificar a Deus encarnando o relacionamento de Cristo e sua Igreja à medida que embarcam na vida de casados. Em Osso dos meus ossos: homilias de casamento, volume I, as homilias de 44 dessas cerimônias são reunidas. Há, como se poderia esperar, alguma repetição, mas é uma repetição útil para os casais que buscam por lembretes encorajadores de seus chamados como marido e mulher. Alguns poucos desses casamentos foram desfeitos, servindo assim de prudente lembrete de que as verdades da Palavra de Deus devem ser ouvidas e aplicadas corretamente. A maioria dos casamentos aqui, porém, floresceu, glorificando o Noivo e beneficiando grandemente a Noiva. Que a leitura dessas homilias possa ajudar o seu casamento a seguir nessa mesma direção. Contém 238 páginas.

2. KLEIN, C. Jeremias. História do pecado. Na teologia e na era cristã. São Paulo: Editora Fonte Editorial, 2014. É necessário considerar o pecado como uma possibilidade humana, tornado consciente de si por conta da consciência humana, e que, por meio da própria consciência humana, revela-se como “mal”, porque violenta, fere e mata. Se eu mesmo, sozinho, não o pude perceber enquanto pecado, e somente em face do outro o pecado se mostra como pecado, é apenas em face do outro que pode estar a possibilidade, não de superação do pecado, mas – de controle de seus efeitos. Os mecanismos devem ser, antes de tudo, político-sociais, como sistemas de educação, sistemas de direito, sistemas de auditoria, sistemas de policiamento. O Estado Democrático de Direito, em sua concepção, mas nem tanto em sua realização histórica, até agora, é o que de melhor se pôde pensar, até agora. Modelos “religiosos”, à semelhança da expressão daquela passagem na qual Jesus deposita aos pés da mulher as pedras, para cujo uso contra ela ele podia julgar-se legitimado, modelos de serviço sincero ao próximo, ainda que como a Deus – mas, efetivamente, ao próximo – são outros elementos importantes. Contém 126 páginas. 

3. POWLISON, David. Batalha espiritual. Firmeza contra os ataques do inimigo. São Paulo: Editora Fiel, 2021Este livro busca nos deixar alertas e vigilantes para as batalhas reais que enfrentamos. Os dias em que vivemos são de trevas. Este é um livro sobre como resistir aos poderes das trevas — em favor de você mesmo, de seus amados e daqueles que você aconselha. No livro, o autor compartilhará com você histórias que mostram como foram algumas batalhas na vida dele. Compartilhará histórias da vida de outras pessoas, para que nos beneficiemos do que eles aprenderam sobre como devemos resistir. Contará histórias, porque este não é um tópico que pode permanecer abstrato. A realidade da Grande Batalha para a nossa alma é exposta na Bíblia, desde Gênesis 3 até Apocalipse 22. Somos pessoas reais com um problema real. Isso é pessoal para todos nós. Com uma análise cuidadosa de Efésios 6 e muita sabedoria bíblica, David Powlison explica sobre as poderosas armas espirituais que Deus nos deu. Ele mostra como o aconselhamento deve agir diante da realidade dos conflitos com o coração, a morte, o oculto e o animismo. Ele nos aponta como o evangelho nos anuncia o triunfo de Cristo sobre o império das trevas. Contém 136 páginas. 

4.   STEUERNAGEL, Valdir. Espiritualidade no chão da vida. Espiritualidade simples e transparente, que abraça a vida por inteiro. São Paulo: Editora Mundo Cristão, 2022Obra organizada por Valdir Steuernagel, Espiritualidade no chão da vida revela as marcas da caminhada de alguns dos nomes mais promissores da igreja brasileira, sob a direção dos mentores do Projeto Grão de Mostarda (PGM). Juntos, mentores e mentoreados apresentam reflexões sobre como integrar o coração à ação, à individualidade, à comunidade, ao amor ao serviço, à oração e à vocação. Graças a seu caráter colaborativo, a obra espelha a riqueza da comunhão do corpo de Cristo e nos convida a um estilo de vida que reflete uma cultura voltada para a boa-nova do reino de Deus. Isto é, uma espiritualidade com a marca de Jesus. Contém 286 páginas. 

5. MORAIS, Gilberto Pires de. Uma vez salvo, salvo para sempre. São Paulo: Editora Fonte Editorial, 2022. Houve um período na história da Igreja em que um grupo de pensadores não cria na perseverança dos santos. Eles eram seguidores do holandês Jakob Hermann (1560-1609) – melhor conhecido como Arminius, forma latinizada de seu nome. Estes ficaram conhecidos como arminianos. Um ano após a morte de Arminius, este grupo resolveu fazer um “Protesto” contra a fé reformada ao parlamento Holandês. Em 1618, reunido em Dort, o Sínodo3 , em 154 sessões e mais de sete meses, considerou as doutrinas dos arminianos como heréticas e conseqüentemente contrárias às Escrituras. Estes pontos apologéticos elaborados pelos membros de Dort ficaram conhecidos em toda a história como os “Cinco Pontos do Calvinismo. Neste livro, Gilberto Pires traz um apanhado geral na teologia sobre a importância da doutrina da perseverança dos santos. Contém 106 páginas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário