Pensando na vida cristã, no jeito que devemos viver, nas formas como devemos tratar todas as áreas da nossa vida. Pensando na nossa espiritualidade bíblica, no relacionamento que temos com Deus, quero apresentar dez atitudes cristãs baseadas em I Tess. 5.13 a 22, para refletirmos e praticarmos em todos os dias da nossa vida diante do Eterno Deus:
1. Vivamos em paz com todos que estão próximos de nós: O versículo 13 diz: Vivei em paz uns com os outros. Isso dá tranquilidade e harmonia em todos os processos da vida. Hoje as pessoas estão muito violentas, rudes e impacientes. Precisamos lidar com a vida praticando a paz em todos os processos da vida!
2. Exortemos aqueles que são faltosos: O versículo 14 diz: Exortamo-vos, também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos. Não que sejamos melhores do que ninguém. A prática é mútua. Errando também precisamos ser admoestados no Senhor. Mas, devemos exortar os que ofendem a santidade de Deus. Sem esquecermos que a exortação não é para menosprezar e nem desanimar as pessoas, mas para gerar temor e crescimento na vida espiritual!
3. Consolemos os desanimados: O versículo 14b diz: Consoleis os desanimados. Há tanta gente precisando só de uma palavra: Deus está com você! Não desista da vida! Há gente que perdeu ente querido e precisa de um consolo, de um abraço e cuidado.
4. Amparemos os fracos: O versículo 14c diz: Ampareis os fracos. Convivemos com pessoas que passam por lutas e algumas são fracas, não conseguem andar sozinhas e precisam de ajuda. Nós somos esse canal da graça para ajudar os fracos a se levantarem. Como Paulo afirmou em Romanos 15.1: Ora, nós que somos fortes devemos suportar as debilidades dos fracos e não nos agradar a nós mesmos.
5. Sejamos longânimos com todos: O versículo 14d diz: Sejais longânimos para com todos. Quantas vezes não temos paciência com pessoas. Nem queremos ouvi-las. O convite é para ter um ânimo longo em relação às pessoas. Ouvir, dar atenção e tratar as pessoas com paciência é um desafio num mundo egoísta e individualista.
6. Sigamos o bem sempre: O versículo 15 diz: Evitai que alguém retribua a outrem mal por mal; pelo contrário, segui sempre o bem entre vós e para com todos. Às vezes, é bem complicado praticar o bem, mas esse é o propósito do Eterno em todos os processos da nossa vida. Somos chamados para praticar o bem em todos os momentos e oportunidades da vida!
7. Alegremo-nos com a vida: O versículo 16 diz: Regozijai-vos sempre. O texto é rico demais porque na sequência fala de dar graças em tudo na vida porque é a vontade do Eterno. Quando nos alegramos em tudo o que Deus faz possuímos um coração alegre e dependente.
8. Oremos sempre e em todo o tempo na vida: O versículo 17 diz: Orai sem cessar. Orar abre o nosso coração para receber. Orar nos refresca a memória para perceber Deus em nosso interior. Orar admite a nossa dependência total do Pai.
9. Sejamos gratos por todos os detalhes da vida: O versículo 18 diz: Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. Como necessitamos aprender a perceber a ação de Deus em nós. Precisamos de uma espiritualidade que veja gratidão em tudo o que Deus faz. O cuidado dele, as vezes que diz não para nós porque é sua vontade. O ar que respiramos, a família que temos, o resgate de Cristo na cruz em nosso lugar, a vida eterna, a graça presente sempre em nossa vida.
10. Fujamos do mal sempre: O versículo 22 diz: Abstende-vos de toda forma de mal. A maneira de fugirmos do mal é olhar para a graça da Palavra. Quando estamos cheios da Palavra somos revestidos da graça para fugirmos daquilo que não combina com a vida de pureza e santidade diante do Eterno.
Que o Eterno Deus nos ajude a fazer isto em nome de Jesus! (Alcindo Almeida)
Nenhum comentário:
Postar um comentário