quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

A arte de viver junto


O grande apóstolo Paulo escreve para os cristãos de Corinto e diz: Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo. (1 Coríntios 12:12)
Quando avaliamos um grupo musical, percebemos que há diversas vozes nele, cada um faz a sua de acordo com o tempo e a nota musical, mas não perde a essência da música. A diversidade das vozes é pré requisito de um concerto perfeito, claro que cada um respeitando a voz dos outros. Assim é numa comunidade cristã, os diferentes estilos, formas, métodos e capacidade diversa faz com que ela caminhe com vivacidade e serenidade.
Um corpo tem muitos membros, uns mais extrovertidos, outros mais quietos. Uns mais falantes e outros mais silenciosos. Uns mais reflexivos outros mais expressivos. Uns mais fervorosos e outros menos. Na comunidade cristã há diversos estilos, aqueles que cantam, aqueles que pregam, aqueles que ensinam, aqueles visitam, outros que cuidam de pessoas. Enfim, temos um corpo que vive e respira em prol de Cristo, o Senhor da igreja. 
Esse corpo tem diferentes membros, estilos e maneiras de andar, mas é um corpo. Um corpo com dons e formas de expressar-se, mas como Paulo afirma, temos o mesmo Senhor. Esse corpo dá cores para um mundo sem referência e sem esperança. Porque é o corpo de Cristo que se manifesta através de um amor gracioso que que foi derramado nele, isso através de Cristo. 
Enquanto a sociedade em geral se divide, enquanto ela busca seu próprio interesse, enquanto visa a individualidade nas relações, a comunidade de Cristo busca os interesses do corpo, busca o crescimento e preservação da unidade em Cristo. A arte de viver em comunidade tem a ver com o completar do outro em amor, compaixão, graça e bondade. Cristo é o foco da comunidade que Paulo fala, jamais ela mesma. 
Somos diferentes na comunidade de Cristo, porém, unidos nele e vivemos para os outros e não para nós mesmos! Esse é o segredo do corpo de Cristo. (Alcindo Almeida)


Nenhum comentário:

Postar um comentário