quinta-feira, 28 de julho de 2022

Jesus é a luz que ilumina a vida humana


O texto de João 1.5 a 8 afirma: A luz resplandece nas trevas e as trevas não prevaleceram contra ela. Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João. Este veio como testemunha, a fim de dar testemunho da luz, para que todos cressem por meio dele. Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz. Ali estava a verdadeira luz que alumia a todo homem que vem ao mundo.
João faz uma afirmação muito profunda sobre aquele de quem ele fala, sobre o logos de Deus. Ele afirma que Jesus é a própria luz de Deus que resplandece no meio das trevas e que as trevas não prevalecem contra esta luz que é Jesus.
João apresenta a luz de Deus que é Jesus como o foco de tudo. As trevas são comparadas aqui como as obras da iniquidade, aquelas que são dirigidas pelo inimigo da nossa alma, que é Satanás. Tudo que é maléfico, falso, mal tem a ver com as trevas. E João diz que quando o Senhor Jesus se encarnou aqui na terra e se manifestou onde havia trevas, resplandeceu a luz e as trevas não mais prevaleceram. Por quê? 
Porque o Verbo de Deus é o agente de Pai que abrange a expulsão da escuridão espiritual que há no homem sem luz. Então quando resplandece luz nas trevas, acontece uma transformação, a luz brilha e cobre as trevas que existiam até então. Pois, a luz é maior e mais forte do que a escuridão.
As trevas não podem prevalecer contra a luz. E quando o Filho do homem se manifesta no coração que estava nas trevas acontece um brilho, uma claridade, uma nova chama nele. De tal maneira que o mal, a falsidade e a escravidão do pecado são banidos desse homem. Porque a luz raiou neste coração. A bondade e a verdade invadem este coração em lugar da maldade e falsidade.
João o evangelista, afirma que João Batista foi enviado para dar testemunho desta luz de Deus, para que todos aqueles que cressem nele fossem iluminados por ele. Nós temos pelos méritos do nosso Senhor Jesus Cristo, a honra de sermos da luz. A luz de Deus veio ao nosso coração e iluminou o nosso caminho. A luz de Jesus brilha em nosso ser hoje e as trevas foram banidas pelo Senhor Jesus. Como diz João: Agora que o verbo veio ao mundo, as trevas se vão dissipando e a verdadeira luz já brilha. (I João 2:8)
Aconteceu algo novo no nosso coração e hoje temos a luz de Deus em nosso coração. Este é mais um motivo para exaltarmos e muito ao nosso Senhor que demonstrou o seu amor para conosco em Cristo Jesus que é a luz que ilumina a vida perdida nas trevas do pecado. Éramos das trevas e agora somos da luz, agora estamos em Cristo que é a nossa lâmpada divina! (Livro: Eu sou. Evangelho de João)

Nenhum comentário:

Postar um comentário