segunda-feira, 4 de julho de 2022

O sentido do sofrimento!



Desgosto, abalo, adversidade, dor, desprazer, choque diante de algo ruim que acontece na vida. Padecimento por alguém que perdemos na família ou um grande amigo. Todas essas emoções e sensações que são partes naturais da vida humana, têm a ver com o sofrimento. Sentir algum tipo de dor é parte integral dos seres humanos que vivem nesse universo criado pelo Eterno Deus. 
O grande problema é que nossa vida, vivemos os movimentos com o objetivo de obter prazer e ao máximo evitamos a dor, não queremos experimentar momentos e situações de sofrimento e dor. 
Quando olhamos para algumas pessoas das Escrituras que passaram pelo sofrimento e pela dor, percebemos que elas mais aprenderam do quer ficaram estagnadas com os seus sentidos. Quando analisamos a vida de José de Deus, ele padeceu demais. Ele sofreu as amarguras mais violentas que a vida tem, abandono dos irmãos, rejeição, inveja, desprezo e desconfiança diante da fala dele sobre os seus sonhos. José foi acusado de estupro e jamais tocou na esposa de Potifar. Ele foi preso por causa dessa acusação, mas estava limpo diante de Deus e dos homens.
O José de Deus sofreu, padeceu e foi humilhado, mas no meio de todos esses processos dolorosos chegou a dizer aos seus irmãos: Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida. Não temais, pois; eu vos sustentarei a vós outros e a vossos filhos. Assim, os consolou e lhes falou ao coração. (Gênesis 50:20,21) 
Viktor Frankl, no livro Em busca de sentido diz: “Essa é a razão porque o ser humano está pronto para sofrer, sob a condição, é claro, de que seu sofrimento tenha um sentido.” O José de Deus teve o entendimento do lado do sentido do sofrimento. Ele foi capaz de perceber o que de concreto positivamente mudou, ele aprendeu a confiar no caráter do Eterno Deus. No meio da dor e do sofrimento que ele passou, aprendeu que o mal é tornado em bem. Ele entendeu que tudo o que ele viveu foi para um propósito, a preservação da sua família. O sofrimento de José trouxe mudança no coração dele em todos os sentidos. 
Toda vez que passarmos pela dor, pelo sofrimento e pelas perdas, percebamos que esse momento gerará mais maturidade, mais crescimento e mais dependência do Eterno Deus em tudo que fizermos e sermos! 
Jesus sofreu, padeceu, morreu numa cruz com um propósito, nos redimir, nos transformar e trazer a vida eterna para os seus eleitos. O sofrimento era parte do plano de redenção, antes da ressurreição, teve cruz na trajetória do Redentor do nosso ser. (Alcindo Almeida)

Nenhum comentário:

Postar um comentário