terça-feira, 8 de junho de 2021

Segurança e liberdade


Zygmunt Bauman diz que o há uma balança entre segurança e liberdade. Isso não encontra uma média exata e, consequentemente, uma tende para cima, enquanto a outra tende para baixo. Segurança e liberdade nunca vêm na mesma proporção e, por isso, não podemos ter ambas ao mesmo tempo e na quantidade que quisermos.
Qual a necessidade para se ter segurança nessa vida? Para Zygmunt Bauman, "identidade" significa aparecer, ser diferente e singular. Para qualquer um dos lados da moeda, há que se pagar um preço, pois da mesma forma que segurança sem liberdade equivale à escravidão, a liberdade sem segurança equivale a estar perdido e abandonado.
Acredito que a maioria das pessoas busca os dois itens na vida segurança e liberdade. Queremos segurança para o futuro, segurança para as coisas acontecerem na vida, segurança no casamento, segurança para os filhos, segurança para poder viver no meio da sociedade perdida e que busca valores superficiais. Queremos liberdade para nos expressar, liberdade para sonhar, falar, andar, respirar e crescer.
A grande verdade é que segurança e liberdade só podem ser encontradas na presença do Eterno Deus. Segurança e liberdade vêm do céu para o nosso coração. Para que vivamos, para que respiremos e existamos. Sem Deus é impossível querer algo que traga segurança e proporcione liberdade.
Liberdade só a temos em Cristo quando somos tocados pela graça de conhece-lo. Liberdade temos pela graça especial em sermos encontrados por Cristo Jesus. Perdoe-me o grande pensador e escritor Zygmunt Bauman, mas podemos ter segurança e liberdade ao mesmo tempo, como? Em Cristo Jesus, o nosso libertador divino e a nossa segurança eterna! (Alcindo Almeida)

Um comentário: