José é um ramo frutífero


Terminei agora o livro de Gênesis. Eu li os capítulos 48 a 50. Eu fiquei meditando mais um pouco na vida desse homem de Deus chamado José. Vejam a bênção do velho Jacó para o seu filho amado: José é um ramo frutífero, ramo frutífero junto a uma fonte; seus raminhos se estendem sobre o muro. Os flecheiros lhe deram amargura, e o flecharam e perseguiram, mas o seu arco permaneceu firme, e os seus braços foram fortalecidos pelas mãos do Poderoso de Jacó, o Pastor, o Rochedo de Israel, pelo Deus de teu pai, o qual te ajudará, e pelo Todo-Poderoso, o qual te abençoara, com bênçãos dos céus em cima, com bênçãos do abismo que jaz embaixo, com bênçãos dos seios e da madre. As bênçãos de teu pai excedem as bênçãos dos montes eternos, as coisas desejadas dos eternos outeiros; sejam elas sobre a cabeça de José, e sobre o alto da cabeça daquele que foi separado de seus irmãos (Gênesis 49:22-26).
José foi um ramo frutífero em todas as áreas da sua vida. Com a família perdoando aos seus irmãos. Na moral dizendo não para a proposta indecente da mulher de Potifar. Na relação com Deus mesmo no meio dos buracos em que foi jogado. No tratamento com a fé sem nunca vacilar. Na administração da sabedoria que Deus lhe deu. Na humildade em não prevalecer com os dons dados pelo Eterno. Nas finanças sendo sempre fiel com os bens dos outros. 
Jacó disse que ss flecheiros lhe deram amargura e o flecharam e perseguiram, mas o seu arco permaneceu firme e os seus braços foram fortalecidos pelas mãos do Poderoso de Jacó. De fato, ele foi mesmo porque devolveu amargura com amor, graça, perdão e tratamento vip para aqueles que jogaram ele num buraco por pura inveja e orgulho. Ele abençoou os seus irmãos dando comida, casa e o melhor da terra do Egito. Porque ele entendia que as bênçãos vinham dos céus dadas pelo Deus Eterno para os seus familiares e todos os demais homens que foram colocados nas mãos de José.
A vida de José é diferenciada porque ele tinha temor diante do Senhor todos os dias. Mesmo sendo humilhado de maneira terrível, ele permaneceu fiel aos seus princípios aprendidos com os seus pais. Ele é um modelo profundo demais para a nossa cminhada com o Eterno. modelo de ramo frutífero que ama ao Senhor sobre todas as coisas.
Que o Eterno nos faça homens e mulheres como José!
 
__________
Alcindo Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas