Os preceitos dos sábios

-Texto: Vou lhe ensinar agora estes provérbios para que você ponha a sua confiança em Deus (Pv 22.17 a 24.22).

- Uma das virtudes mais profícuas, e uma das atitudes mais eficazes do existir humano incluem necessariamente a busca e o desejo pela sabedoria.
- Não falo de sabedoria como um acúmulo de conhecimento e informações teóricas apenas; nem de inteligência ou esperteza. Mesmo porque, como se expressou Isaac Newton: “O que sabemos é uma gota; o que ignoramos é um oceano”.
- Lembro-me de uma oração da adolescência, quando impactado pela história de Salomão, um dos reis de Israel (1009 a 922 a.C), pedia, à semelhança deste, que Deus me desse a cada dia de Sua “sabedoria”.
- Aprecio ler os provérbios registrados por Salomão nas Escrituras Sagradas como fonte de inspiração na descoberta dessa “sabedoria divina”.
- Hoje gostaria de compartilhar alguns desses provérbios que estão entre aqueles que ele chama de “Os Trinta preceitos dos Sábios”. Ouça essa sabedoria e a guarde em seu coração, pois ela lhe será muito importante:
“Não pise nos pobres só porque são pobres, e não use sua posição para explorar o fraco, porque o Eterno virá em defesa deles”.
“Não ande com gente que só cria confusão; fique longe de quem tem pavio curto. Porque é contagioso – você ficará igual e isso fará muito mal a você”.
“Não aceite ser fiador de ninguém porque, se você não puder pagar a dívida, levarão embora até a sua cama”.
“Observe aquele que é bom no que faz – os bons profissionais são solicitados e admirados e não ficam à sombra de ninguém”.
“Quando você sair para jantar com uma pessoa influente, seja educado: não vá com tanta sede ao pote, e não tenha inveja do que ele tem. Mas tome cuidado: ele pode ter outras intenções”.
“Não se mate de trabalhar, tentando ficar rico – fique ligado! Pois o dinheiro pode sumir de repente, como se tivesse criado asas e voado para longe como uma águia”.
“Não aceite o convite para jantar na casa de um homem miserável; e não espere nada de especial. Ele será tão mão-de-vaca com você quanto é com ele mesmo. Ele dirá: Coma! Beba! mas não estará sendo sincero. A comida cairá mal no seu estômago, e você descobrirá que o jantar era apenas um pretexto”.
“Não perca tempo dando conselhos aos insensatos, porque eles não estão nem aí para sua conversa inteligente”.
“Não altere os limites de propriedades nem engane quem já é desamparado, pois eles têm um poderoso Advogado que irá defendê-los contra você”.
“Renda-se à instrução com disciplina; e abra os ouvidos à voz da experiência”.
“Não tenha medo de corrigir as crianças. Uma palmada não mata ninguém. Na verdade, uma boa palmada pode livrá-los de coisas muito piores e da morte também”.
“Meu filho, se você se tornar sábio, eu serei um pai feliz. Eu me sentirei orgulhoso quando ouvir você falar com sabedoria”.
“Não tenha nem um pingo de inveja de gente rebelde, mas mergulhe de cabeça no temor do Eterno – É lá que seu futuro está garantido e sua esperança não será frustrada”.
“Seja sábio e pense seriamente na sua maneira de viver. Não ande com gente que bebe ou come muito nem fique bêbado; Os bêbados e os glutões acabarão na sarjeta, pedindo esmola, vestidos em trapos”.
“Escute o seu pai, pois você lhe deve a vida; e não deixe de lado a sua mãe quando ela envelhecer. Compre a verdade – não a venda por uma ninharia; compre a sabedoria, a educação e o entendimento”.
“Não tenha inveja dos maus, nem queira estar perto deles. Tudo que pensam é causar confusão; só sabem falar de violências!”
“A sabedoria faz a força do homem; e o conhecimento lhe dá poder. A estratégia é a chave para a guerra, assim como bons conselhos são a chave para a vitória”.
“Quem desiste num momento de crise é porque realmente é um fraco!”
“Resgate quem está na pior: não hesite em ajudar. Você pode dizer que o problema não é seu. Acha que isso o isenta de responsabilidade? Deus conhece o seu coração, e sabe os seus motivos”.
“Não ria quando seu inimigo cair, nem quando estiver na pior. O Eterno poderá ver e desaprovar a sua atitude, e, então, chegará a sua vez de cair”.
“Não perca a cabeça com os arrogantes, nem desejo prosperar como os perversos. Pois eles não tem futuro nenhum; estão indo para um beco sem saída”.
-  Muito mais do que uma relação de princípios que nos conduzem a uma atitude intencional na busca de viver com sabedoria, esses princípios também nos conduzem ao aprofundamento de nossa relação com a vida e com a perspectiva de Deus em nossas questões do dia a dia.
- Ele sabe que vivemos um dia de cada vez, ou pelo menos devemos fazê-lo, livrando-nos da nossa ansiedade. Mesmo porque, de nada adianta andar ansioso, preocupando-se com o futuro que não podemos controlar. Nem mesmo com o passado, que já não podemos alterar.
- Viva o presente, e peça a Deus que o ajude a aplicar Seus princípios de sabedoria na busca de Seus tesouros para sua vida.
- Sim, busque uma conexão intencional com Deus!
- Termino com mais um provérbio:
“Tema ao Eterno, e respeito os líderes; não se rebele. Sem aviso, sua vida pode virar de cabeça para baixo; e quem sabe como ou quando isso pode acontecer?”
Que Deus o abençoe rica e abundantemente,
Em Cristo,

____________
Rev. Hilder C Stutz.

Comentários

Postagens mais visitadas